5 tradições diferentes para celebrar o feriado de Natal

Ah, o Natal. Essa época maravilhosa, em que reunimos a família para celebrar. Tempo também de trocar presentes e receber o bom velhinho, um dos protagonistas do feriado de natal, Papai Noel.

Muitos vão para igrejas e templos, com o intuito de rezar por mais esse ano que está chegando ao fim e agradecer por tudo que temos.

Praticamente eu descrevi como é o feriado de natal para nós, aqui no Brasil. Porém, será que todos comemoram da mesma forma? Será que a figura do Papai Noel é uma tradição em todas as culturas?

Vamos ver agora como é celebrado o Natal em diferentes culturas pelo mundo.

1 – Áustria

Quem diria que Papai Noel teria um ajudante para punir criancinhas malvadas? É amigo, se você pensava que ele não anotava o nome das crianças más, estava enganado.

Na Áustria é muito comum nessa época do ano, pessoas se fantasiarem de Krampus, essa horripilante criatura para assustar a todos, mas principalmente, as crianças.

Natal

Mesmo sabendo que é apenas uma fantasia, o que você faria se visse um desses vindo à sua direção a noite?

2 – Islândia

Agora a coisa fica mais tranquila, em relação à Áustria. Se você acha normal ganhar no Natal, um videogame, um celular ou roupas, saiba que na Islândia não é bem assim.

É uma tradição na Islândia que se presenteie outra pessoa com livros. Após a ceia de natal, os membros da família trocam livros e alguns passam a noite de Natal em volta da lareira juntos lendo o que ganharam.

Natal

3 – Finlândia

Admito que essa tradição não seja muito diferente da nossa, mas é até mais intensa. As decorações de Natal na Finlândia começam exatamente no início do mês de dezembro. Tudo ganha uma decoração de Natal. Até então, não parece ter nada demais, visto que, em Gramado as decorações são exuberantes.

Mas, na Finlândia tem algo a mais. Exatamente na Lapônia, você pode encontrar a casa do Papai Noel. Se você achou que o bom velhinho morava no polo norte, enganou-se.

Lá o Joulupukki (Papai Noel em finlandês), visita muitas casas das crianças que enviaram cartas para ele pedindo por presentes.

Caso você esteja passando pela Finlândia e queira parar pra tomar um cafezinho com ele, segue o endereço da casa do Papai Noel:

Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi – Finlândia

Natal

4 – Catalunha

Difícil você encontrar alguém que não coma muito no Natal. Todos têm o hábito de reunir a família e comer até não aguentar mais.

Na Catalunha, existe uma tradição muito especial para as crianças. Durante o tempo de festividades do Natal, com a ajuda dos pais, as crianças escolhem um tronco e o personalizam. Isso para guardar doces dentro dele ou simplesmente para enfeitar a decoração da casa.

Este tronco pode ser chamado de Tió de Nadal.

Quando guardam doces dentro dele, após a ceia de Natal ou até mesmo antes dela, as famílias se reúnem e quebram o tronco para pegar e comer os doces.

5 – França

O Natal como todos sabem é uma época que faz despertar alegria e um sentimento de harmonia. Sabendo disso, a celebração de Natal na França é um tanto diferente, isso por que eles usam a noite de Natal, para fazer uma reconciliação entre desavenças.

Como assim? Bom, a pessoa vai até a casa daquela com quem estava brigada ou teve um desentendimento ao longo do ano e faz as pazes. Até aí tudo bem, mas é costume que a pessoa com o intuito de se desculpar, fique também para a ceia.

A iniciativa é válida, mas, deve ser um pouco constrangedor, não é mesmo?