7 feriados e festivais para se conhecer nos EUA

Não é só de pontos turísticos que vive os Estados Unidos. Além da Estátua da Liberdade, Memorial do Lincoln, da Disney e outros, também existem momentos especiais para se viver por lá. Entre uma infinidade de feriados e festivais, escolhemos 7 que você tem que conhecer se estiver por lá. Eles estão em ordem de acontecimento durante o ano.


 

1. Super Bowl

Quando: última semana de janeiro / primeira semana de fevereiro

1. Superbowl-min

Nos Estados Unidos um dos esportes preferidos é o Futebol Americano. A principal liga é a NFL – Liga Nacional de Futebol.

A temporada começa em Agosto e a final da Liga é chamada Super Bowl.  Ir ao estádio na final, além de difícil é um tanto caro. Porém, no dia do Superbowl, o clima é de festa, as pessoas se reúnem nas casas um dos outros para assistir os jogos, regado a salgadinhos e bebidas.

Além de um momento único para se divertir, as empresas aproveitam esse momento e lançam propagandas muito engraçadas, que ficam durante meses fazendo sucesso no YouTube.

    


2. Mardi Gras

Quando: 2ª terça-feira de fevereiro

2. Mardi Gras

O nome em francês significa  literalmente “Terça Gorda”. A data é o Carnaval dos Estados Unidos.

Assim como um carnaval deve ser, as pessoas se fantasiam, saem mascaradas, saem na rua para em desfiles. O festival varia de cidade a cidade, e o mais conhecido é o do New Orleans, Louisiana, que dura mais tempo (do início de janeiro até a quarta feira de cinzas), realiza as maiores festas e desfiles, e leva o lema “Laissez les bons temps rouler” que significa algo como “deixe os bons tempos rolarem”

Apesar de o Carnaval brasileiro ser mais famoso, se estiver por lá nessa data, não tem como perder as festividades.


3. Cinco de Mayo

Quando: 5 de maio

3. Cinco de mayo-min

O Cinco de Mayo é uma celebração que acontece no dia 5 de Maio (como o nome já diz). O dia é na verdade uma celebração mexicana, onde eles comemoram uma vitória importante contra tropas francesas, que no futuro gerou a expulsão deles da região.

Apesar disso, o dia é muito mais importante nos Estados Unidos do que no próprio México, sendo comemorado até por não descendentes.

Nesse dia acontecem muitas atividades, como bailes folclóricos e apresentações de mariachi (violonistas que tocam músicas tradicionais), além é claro de provar bebidas famosas mexicanas como tequila e margarita.

Ótimo para conhecer um pouco mais do México, nos Estados Unidos. Vamos a bailar?


 4. Dia da Independência

Quando: 4 de julho

4. Independence Day

Apesar de ao ouvir o nome a gente lembrar o nome do filme (“Independence Day”), esse dia não celebra a independência de alienígenas, mas a assinatura da Declaração da Independência de 4 de Julho de 1776, onde os Estados Unidos deixariam de seguir as regras dos ingleses.

O dia é muito importante para o país, sendo um dos poucos feriados nacionais. Muita celebração por todo o país, com direito a 30 minutos de fogos de artifício, desfiles, churrasco e muita celebração.

Acontece em todo o país, porém o desfile mais conhecido acontece em Gatlinburg, Tennessee, local onde ocorreu o primeiro desfile da história, chamado Desfile da Meia Noite.

 


5. Halloween

Quando: 31 de outubro

5. Halloween

O Halloween é um velho conhecido nosso. Não é um feriado, mas apenas um tipo de festival, um dos mais populares do país. Diferente daqui onde não é habitual, lá ocorre exatamente como vemos nos filmes. Crianças se fantasiam e saem às ruas batendo de porta em porta com o famoso “Gostosura ou Travessura”. Lá, todas as casas se preparam para o dia comprando muitos doces.

Quem não é mais criança também comemora com roupas muito realistas de zumbis, fantasmas, entre outros. Muitos acabam fazendo pegadinhas nas casas, e acendendo fogueiras para contar histórias de terror. Á noite acontecem também muitas festas, onde eles podem desfilar com suas fantasias para alegria de uns e sustos de outros.

Outra tradição é a de cortar uma abóbora para parecer um rosto macabro, e colocar velas dentro para refletir o formato de um rosto, que eles chamam de “Jack-o-lantern”.

Todo esse clima de mistério e diversão é uma atividade obrigatório para qualquer um que passa por lá na época.


6. Dia de Ação de Graças

Quando: 4ª quinta-feira de novembro

6. Thanksgiving-min

Esse é um dos feriados nacionais. Ele celebra o agradecimento pela colheita do Outono e começou quando pelegrinos que passavam por Massachusetts sobreviveram à um inverno muito rigoroso em 1621 com ajuda dos Índios americanos que viviam no local.

As pessoas normalmente se reúnem com suas famílias para um grande jantar com Peru rechado, milho, molho de cranberry, batata doce e torta de abóbora.

É um ótimo momento para dar graças pelos bens e coisas que se tem.

Ironicamente, no dia seguinte foi instituído o Black Friday, grande dia de consumo ondes as lojas dão descontos absurdos e estimular o consumismo. Vai entender.

De qualquer jeito, é um dia para não se perder!

 


7. Ano Novo

Quando: 31 de dezembro

7. New years eve-min

Como todo 31 de dezembro nos países que seguem o calendário Gregoriano, a virada é comemorada com muita festa, celebração, fogos de artifício. Diferente de como é no Brasil, normalmente as pessoas celebram menos na rua, e muito mais em restaurantes ou evento com a família e amigos.

Umas das exceções e é um presença obrigatório para qualquer um virando o ano nos Estados Unidos, é Nova Iorque. Em Times Square, o bairro iluminado, existe uma  bola que começa a descer durante a contagem regressiva e alcança o famoso relógio de Times Square exatamente à Meia Noite. Veja no vídeo:

Depois da virada, existe muita oportunidade de aproveitar a vida noturna. Apenas tome cuidado pois muitas pessoas acabam dirigindo após consumo de bebidas alcoólicas. Mas cuidados a parte, é um dos lugares mais famosos do mundo para aproveitar a virada.

E então, gostou?

Comece a planejar sua próxima viagem para um desses feriados. Garanto que não irá se arrepender.