Você sabe onde fica a cidade mais fria do mundo?

O inverno está chegando ao fim, e este ano ele foi até bem rigoroso. Chegou a nevar em algumas partes do Brasil, locais que não nunca sentiram a neve antes. De fato, foram 3 meses bem frios. Agora tente imaginar se fossem 9 meses de inverno, com temperaturas abaixo de -40 graus Celsius?

Você deve estar imaginando que um lugar assim não exista, que estou apenas inventando, afim de, prender você neste texto. Pode acreditar, esse lugar existe e se chama Oymyakon. O lugar se localiza ao nordeste da Sibéria, situado a 750 metros acima de nível do mar. Oymyakon é tão fria que até a “Elsa” do filme Frozen, iria sentir frio morando lá.

O verão chega a marcar temperaturas positivas, mas o inverno chega a marcar -50 graus Celsius. A temperatura mais fria já registrada em um local permanentemente habitado foi -71,2 graus Celsius. Vou dar uma chance para adivinhar onde foi? Sim, lá em Oymyakon.

Com uma temperatura dessas, supõe-se que a população local viva enclausurada e não tenha ânimo nenhum de sair de suas casas. Se você pensou isso, está errado. Na cidade há academias, museus, cafés, lojas, clubes, farmácias e entre muitas outras coisas. Há vida em Oymyakon, mais do que pensamos. Tanto que a cidade costuma receber mais de 400 turistas por ano, com uma curiosidade pelo frio da região.

O trabalho mais comum na região é a extração de minério, fonte renda de grande parte da população local. A pesca é algo bem comum também e outra grande fonte de renda.

Assim como todo lugar, Oymyakon possui seus altos e baixos. Em lugar tão frio, você não vai precisar de geladeira, caso contrário, tudo que você for comer ou preparar vai estar constantemente congelado. Sem geladeira, já gera uma grande economia. Porém, um dos pontos negativos do local, se você for um apreciador de carros, não irá gostar muito de morar lá. Isso por que, o frio congela certas partes do carro e ele simplesmente não anda mais. Para evitar este problema e idas constantes ao mecânico, os moradores utilizam garagens aquecidas.

Portanto, se for para lá leve MUITA roupa de frio. To falando sério, não queira brincar com o frio desse lugar. Ah, não se esqueça de registrar que foi lá, pois cada pessoa que se aventura por Oymyakon, recebe um documento certificando a visita na cidade mais fria do mundo.