Lugares mais secretos (e proibidos) do mundo

“O que é proibido é sempre mais gostoso!”, já dizia meu avô.

Você sabe disso não é? Isso é conhecimento de todos nós. Nada como aquela adrenalina de fazer algo sabendo que não pode.

Porém, existem lugares no mundo que realmente são proibidos! Você não pode entrar de jeito nenhum.
Mas claro que proibir só deixa as pessoas mais curiosas (sim, pelo menos comigo é assim)!

Então vou te contar quais são os lugares mais secretos e proibidos do mundo!
E se der vontade de conhecer, já aviso, a culpa não é minha!

Vamos lá!


1. Banco Mundial de Sementes de Svalbard

Localização: Ilhas Svalbard, Noruega

Imagine que o mundo que nós conhecemos deixe de ser assim no futuro: um grande desastre natural acontece, a população humana é devastada, todas as infraestruturas dos países destruídas, e as fontes de comida dizimadas. Qual a solução? Construir tudo de novo.

Pode parecer muito exagerada a história acima. Tudo bem, exagerei um pouco nesse cenário do “Apocalipse” digno de um filme de Hollywood. Mas caso situações complexas como essas aconteçam, existe um último recurso para lutar contra uma crise de alimentação global. E ela está exatamente nessas ilhas: O Banco Mundial de Sementes.

O Banco Mundial de Sementes de Svalbard é considerado por muitos como a “Arca de Noé” das sementes. Ele foi construído dentro de uma montanha, cerca de 120 m dentro dessa montanha, que fica a 1.300 km do Polo Norte.

Aberto em 2008, e tendo mais de 250 milhões de espécies de sementes de todo o mundo guardadas em embalagens grossas e seladas do calor, e contra a humidade, é o Banco de Sementes mais seguro do mundo. Em caso de um catástrofe, ou qualquer problema, seria possível retirar as sementes e plantá-las.

O lugar é bem escondido. A má notícia é que a não ser que você seja um pesquisador ou criador de plantas designado sua entrada lá não é permitida por razões de segurança! Mas não é por isso que deixaria de entrar na lista.


2. Ilha Ni´ihau

Localização: Ilha Ni´ihau, Hawaii

A Ilha Ni´ihau, que é a menor ilha habitada do Hawaii, tem características promissoras: tem muitas palmeiras que dançam o dia todo com o vento, animais raros e praticamente não tem turistas. Em outras palavras: um destino ideal para uma fuga turística não é? Na verdade não! Isso porque essa pequena ilha de 180 quilometros quadrados está fora dos limites de pessoas de fora.

Isso porque em 1863, o Rei do Hawaii Kamehameha vendeu a ilha para a família Robinson, ricos donos de terras e plantações de terras. Em 1915 eles proibiram a visita de qualquer pessoa de fora.

Atualmente o lugar de cerca de 130 moradores permanentes, que são Hawaianos de nascença que não pagam nada de aluguel, e sobrevivem sem ruas asfaltadas, telefone, encanamentos, água corrente e qualquer tipo de lojas. Todo o transporte é feito usando cavalos e bicicletas, utilizam eletricidade que vem 100% de energia solar e pequenos barcos trazem suprimentos.Até para ir à escola, as crianças tem que pegar canoas para a ilha de Kauai.

Estranho né? Mas é real. E o povo de lá tem duas histórias diferentes para contar sobre o lugar: Em 1991, depois de ataque na base de Pearl Harbor, um piloto japonês caiu com seu caça na ilha e causou terror na população de lá por uma semana. Isso ficou conhecido como o Incidente Ni´ihau.

Em 1944, Franklin Roosevelt, então presidente dos Estados Unidos chegou a cogitar Ni´ihau como uma possível localização para a sede da ONU.

Não é possível entra na ilha. E nem tente, A Guarda Costeira patrulha a área para garantir que ninguém de fora vá conseguir pisar seus pés na ilha. A única forma é receber um convite de alguém que já mora por lá.

Mas caso você queira passar por perto, e pelo menos ver de perto, você pode fazer um tour de helicóptero sobrevoando a pequena ilha, ou um tour de barco que dá uma volta pela costa do lugar.


3. Força Aérea Real Menwith Hill

Localização: Norte de Yorkshire, Inglaterra

Se você quisesse iniciar suas atividades como um agente secreto, e quisesse construir seu bunker em algum lugar, ele com certeza seria como esse aqui.

A Força Aérea Real Menwith Hill, conhecida como RAF Menwith Hill, é uma base militar da Inglaterra. É reconhecida como a maior estação de monitoramento eletrônico do mundo, interceptando comunicações e acumular inteligência para o Reino Unido e Estados Unidos.

Foi construída em 1954 como uma base ultra secreta, com o objetivo de monitorar toda a comunicação da União Soviética durante a Guerra Fria. Hoje em dia ninguém sabe ao certo qual tem sido o uso dessa base, mas existe grande probabilidade de estar investigando ações terroristas internacionais e tráfico de drogas, além de ser uma estação terrestre para satélites dos Estados Unidos.

Há que acredite que a base tem laços com uma organização chamada ECHELON. Também conhecida como os Cinco Olhos, seria uma rede global de espionagem, da qual fariam parte Austrália, Canada, Nova Zelândia, o Reino Unido e os Estados Unidos.

Como era de se imaginar, uma base dessa importãncia e guardando tantos segredos não teria as portas abertas para visitas. Não vai ser tão fácil ver como funciona o trabalho de espionagem da vida real. As únicas pessoas com acesso são membros da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), e membros do ECHELON.


 4. Arquivos Secretos do Vaticano

Localização: Vaticano

Não, não é uma simples biblioteca, mas talvez a biblioteca mais privada do mundo. Essa coleção contém os documentos pessoais de todos os papas desde o século 8.

Até 1881 tinha acesso proibido para qualquer pessoa que não fizesse parte do Vaticano. Ela contém documentos ultra secretos guardados à sete chaves. Hoje o acesso é permitido para estudiosos qualificados. Para ter acesso a esses é preciso passar por um longo e complexo processo de aplicação. Entre as informações necessárias estão informações pessoais da pessoa, o propósito da pequisa, e uma carta de apresentação feita por uma instituição de pesquisa ou outro pesquisador qualificado na área.

E mesmo que ele consiga entrar, ainda tem um bom caminho pela frente. Os arquivos estão distribuídos em estantes que no total tem mais de 80 km de extensão, e mais de 35.000 volumes. Vários documentos famosos estão por lá, do qual podemos citar a excomunhão de Martinho Lutero feita pelo Papa Leo X em 1521, Transcritos do século 14 da ordem dos Cavaleiros Templa´rios, entre outras.

Se você for um pesquisador e tiver bons motivos para estar por lá, boa sorte. Caso contrário, pode se contentar com sua busca de imagens no Google.


5. Area 51

Localização: Nevada, Estados Unidos

“O que acontece em Vegas, morre em Vegas!” Se você adora filmes de Hollywood conhece bem essa frase. E saiba que ela vale para uma região a menos de 130 km ao norte dos cassinos.

Por lá fica uma base militar e campo de pouso com o nome de Area 51. A região ficou famoso por guardar segredos de estado altamente confidenciais. Como a CIA não dá muitas informações sobre o que se passa por lá, existem diversas teorias da conspiração sobre o lugar.

“Dissecação de naves alienígenas que caíram na Terra? Produção de lasers, a armas que utilizam essa tecnologia? Testes com modelos de aviões experimentais? A lista é quase infinita de teorias.

Talvez não não venhamos a descobrir. E o motivo é muito simples: como já era de se imaginar em um lugar com tão nível de confidencialidade o acesso é 100% restrito a externos. É uma pena. Eu adoraria entrar lá e descobrir o que se passa!