Quer conhecer o que o Espírito Santo tem para oferecer?

A cidade de Vitória e do Espírito Santo começa apenas 34 anos depois do descobrimento do Brasil. Este exuberante estado foi dado pelo rei de Portugal, a Vasco Fernandes Coutinho. Vitória é uma das três capitais mais antigas do Brasil, atrás apenas de Recife e Salvador. Vindo para os dias mais atuais, Vitória possui segundo o IBGE 348.265 habitantes e a população total do Espírito Santo é de 1,857 milhões de habitantes.

Como sou um recém chegado neste belo estado, vou agora relatar algumas belezas do local e, o que Vitória tem de melhor para oferecer a você, o turismo. O turismo capixaba é muito rico, pois temos diversas praias, monumentos históricos, casas de shows e muito mais.

Começando pelas praias, as mais famosas são: Praia de Camburi, Curva da Jurema, praia da Ilha do Boi e Praia das Castanheiras. Cada uma delas possui uma beleza única e fica até difícil decidir qual seria a mais bela. No entanto, as praias que entram mais em destaque seriam: Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi.

Espírito Santo

A Praia de Camburi é muito conhecida por quem visita o estado. Camburi oferece um ótimo serviço de quiosques a beira mar, com uma culinária de frutos do mar de dar água na boca. Mas, não pense que os quiosques são apenas para comer e beber. Há também quiosques que são destinados a prática de atividades físicas, que serve como um serviço de orientação ao exercício. Os quiosques em questão, foram concluídos pela prefeitura no ano de 2014.

Um fato bem interessante a respeito da Praia de Camburi seria que, aos domingos e também feriados, das 7 às 13 horas, os trechos movimentados tornam-se livre para a prática de esportes e até mesmo de outras atividades, como xadrez e dama. E para garantir a segurança, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana orienta o fluxo de veículos.

A praia da Curva de Jurema, é dedicada especialmente para aqueles que gostam de aproveitar um mar mais calmo. E com esse mar calmo, os banhistas não deixam de praticar o remo, natação e stand up paddle. A praia ainda conta com um calçadão muito bem iluminado, praça com uma extensa área recreativa e diversas lanchonetes.

A praia da Ilha do Boi, é conhecida por ser mais reservada, porém não se engane, é bastante movimentada. Com o público mais jovem e de moradores da região, a praia possui águas calmas e uma infra estrutura invejável para os turistas.

Uma praia bem famosa também é a Praia da Costa, frequentada por centenas de pessoas todos os finais de semana. Vale MUITO apena dar um mergulho no local e conhecer sua orla maravilhosa.

Saindo um pouco do mar e da praia, vamos agora explorar um pouco da história capixaba. Vitória, como foi mencionado no inicio, é uma cidade muito antiga, e, como toda cidade antiga, contém muita história.

Não poderia iniciar de outra forma, senão falando do Convento da Penha. O patrimônio histórico visitado por milhares de pessoas anualmente, turistas e capixabas, para apreciar a vista, que diga-se de passagem é deslumbrante e também para aqueles que desejam realizar orações. O convento possui 453 anos de história e foi construído inicialmente por Frei Pedro Palácios. Para aqueles que visitam Vitória, o Convento da Penha é uma parada obrigatória.

A igreja do Rosário também apresenta muita história de Vitória, desde os tempos coloniais. A igreja possui características de dois séculos atrás, quando foi construída. É ponto que também vale a visita, pois você literalmente realiza uma “viagem histórica” ao adentrar na igreja. Foi tombada pelo patrimônio histórico.

A Catedral Metropolitana de Vitória deve representar uma parada em seu itinerário, pois além de ser uma belíssima construção, possui vitrais maravilhosos e, é também um grande símbolo da cidade de Vitória.

Já que estamos falando de patrimônios históricos, não podia deixar de falar da terceira ponte, pois apesar de não ser tão antiga, é também um marco da história capixaba e a sua construção facilitou muito o dia a dia do capixaba. A praça costa pereira, no centro da cidade também deve ser visitada, pois além de ser muito bela, foi reurbanizada pela prefeitura da cidade de Vitória.

O Palácio Anchieta faz jus ao nome. Com sua arquitetura sublime, o Palácio Anchieta foi uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. Se você desejar visitar o Palácio, existem visitas guiadas que vão de terça a sábado de 9 às 17 horas, e domingos e feriados de 9 às 16 horas. Vale a pena conferir!

E se você gosta de um doce, curte aquele chocolate, a Chocolates Garoto é um ponto certo na sua viagem. Lá você irá experimentar diversos tipos de chocolates e presenciar como são feitos os bombons. Mas lembre-se, antes de ir agende sua visita.

Praias e patrimônios históricos são geralmente visitados durante o dia. E a noite? O que tem para fazer aqui? Vem comigo, que eu te conto!

Vitória proporciona a você uma ótima vida noturna, com bares e restaurantes para todos os gostos. Você irá encontrar uma grande diversidade de bares, restaurantes e boates na Rua da Lama e Triângulo das Bermudas. Na Rua da Lama, você irá presenciar um público mais jovem, pois fica próxima a UFES(Universidade Federal do Espírito Santo). No Triângulo das Bermudas, o público já é mais diversificado, não apenas formado por jovens. Há uma grande diversidade de bares e restaurantes.

Gosta de ecologia? Visite o Projeto Tamar, e encante-se com as tartarugas marinhas. Confira as palestras sobre conscientização em relação ao meio ambiente e muitas outras informações a respeito da vida marinha. O centro de visitação fica disponível de 08:30 às 17 horas, de terça a domingo.

Bom, com isso me despeço e não vai achando que eu falei tudo não. Essas são apenas algumas atrações de Vitória, pois se fosse falar sobre tudo o que ela tem para lhe oferecer, você iria ficar horas lendo este texto. Mas pode ter certeza de uma coisa: você irá se encantar com beleza da capital do Espírito Santo.