20 Festivais de música para ir antes de morrer

“Meu sonho é ir no show do ___________(nome da banda / artista)”

Sim, você não é o único apaixonado por música. Porém sabemos que nem sempre você vai conseguir assistir todos os seus artistas preferidos por aqui!

Agora, se você ama a música e é fã de algumas bandas específicas, vale o esforcinho.

Vamos então unir o útil ao agradável: Viajar e curtir boa música.

Nesse clima, vou te mostrar quais são os festivais de música que você tem que ir antes de morrer!

Vamos lá:


1. Primavera Sounds

Onde: Barcelona, Espanha
Quando: Maio / Junho
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 175.000 (última edição)

O Primavera Sounds é um festival que teve início em 2001, buscando lançar e divulgar a cena independente da música. Porém, costumam trazer também bandas e DJs prestigiados, seja nos estilos Rock, Pop ou Eletrônico.

Nesse período do ano o clima está excelente na cidade, o que favorece bastante a experiência.

Se você gosta do clima espanhol, quer conhecer uma cena mais alternativa (indie), ou tem uma banda e gostaria de fazer parte do show, essa é a sua opção.

Mais informações visite o website do evento.


2. Glastonbury

Onde: Somerset, no Reino Unido
Quando: Junho
Duração: 5 dias
Número de pessoas: 175.000 (última edição)

O Glastonbury, também conhecido como Glasto é um dos mais famosos do mundo, e um daqueles que qualquer frequentador de festivais tem por objetivo ir pelo menos uma vez. É um dos mais antigos, que tem suas origens em 1970. Também é o maior do mundo realizado em espaços abertos.

O Festival tem como repertório uma gama muito ampla de variedades. Por lá você vai encontrar shows, atrações de dança, humor, circo, cabaré, teatro, entre diversos outros e por isso é indicado para qualquer pessoa, independente do seu gosto musical.

Mais informações visite o website do evento.


3. Coachella

Onde: Indio, California, nos Estados Unidos
Quando: Dois finais de semana no mês de Abril
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 198.000 (última edição)

O Coachella é muitas vezes comparado a um avivamento do Woodstock, famoso festival que tomou revolucionou o movimento musical e artístico de contra-cultura nos final dos anos 60. Teve seu início em 1999. Ele acontece no meio do deserto.

Sua característica é o clima alternativo, com uma leve vibe hippie. Itens comuns são tiaras com flores e glitter corporal, dando o misto com bandas de ponta. Com estilos que vão desde o rock, indie, hip hop, músicas eletrônicas, também conta com outras formas de arte como instalações artísticas e esculturas.

Se você quer ir à um festival que é hoje um dos maiores, mais famosos, no deserto, com um número muito grande de celebridades de Hollywood, e com bandas muito famosas, essa é sua escolha.

Mais informações visite o website do evento.


 4. Tomorrowland

Onde: Boom, Bélgica
Quando: Julho
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 180.000 (última edição)

O Tomorrowland é um evento famoso pelo mundo. Sua primeira edição aconteceu em 2005, e sua primeira edição fora de Bélgica foi em 2015, exatamente aqui no Brasil. Se ouvimos opiniões sensacionais sobre a edição tupi-guarani, imagine como deve ser o original?

O festival é, de longe, o maior de música eletrônica do mundo, a EDM. Apesar disso, recebeu grandes nomes de Electro, outro estilo. É também um dos maiores festivais de música mundial.

Recomendado se você gosta de música eletrônica e do clima de festivais.

Mais informações visite o website do evento.


5. Festival Internacional de Benicassim

Onde: Barcelona, Espanha
Quando: Julho
Duração: 4 dias
Número de pessoas: 50.000 (última edição)

O Festival Internacional de Benicassim, com razão, ganhou sua reputação como um dos festivais de música mais importantes da Europa.

Ele acontece desde em 1995, na cidade de Barcelona, que por si só já diz muito. Há muito para aproveitar do ponto de vista turístico. Como o clima local é muito quente, os shows só acontecem de noite, o que traz outro charme para o evento.

É recomendado para pessoas que tenham um gosto musical bem diverso, que vá desde alternativo (indie) à música eletrônica.

Mais informações visite o website do evento.


6. Sunburn

Onde: Vagator, Goa, na Índia
Quando: Dezembro
Duração: 4 dias
Número de pessoas: 350.000 (última edição)

Esse evento que acontece na Índia desde 2007, é um dos maiores festivais de música da Ásia. Os amantes de musica eletrônica têm esse Festival na sua lista de eventos para ir antes de morrer.

É o local ideal para você se além de gostar do estilo quiser ter a experiência cultural  de viajar para Goa, e aproveitar esse misto de música, sol, entretenimento e comida única. Sem dúvida nenhuma é um dos festivais de música mais excepcionais do mundo.

Mais informações visite o website do evento.


7. Festival de Rock Fuji

Onde: Resort de Ski Naeba, Japão
Quando: Maio
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 100.000 (última edição)

Caso você goste de Rock e já estava desistindo de seguir na lista, pode esperar e conhecer esse evento Japonês! Quantas vezes você ficou sabendo de um show que fosse necessário subir uma montanha em um teleférico para entrar? E se essa montanha fosse o famoso Monte Fuji? Bem vindo ao Festival de Rock Fuji.

O evento, que teve sua primeira edição em 1997, une o Rock´n´Roll como uma paisagem de um resort de ski no alto do Monte.

Então o festival não é só a música, mas a experiência que você pode ter por lá. Em 2011 foi cancelado devido aos terremotos e tsunamis que destruíram o Japão no mês de março. Porém, o evento foi retomado e está de portas abertas a turistas do mundo inteiro!.

Com um lineup forte é um evento obrigatório para fans de Rock que queiram ter uma experiência totalmente diferente de show!

Mais informações visite o website do evento.


8. Lovebox

Onde: Parque Victoria, Londres
Quando: Julho
Duração: 2 dias
Número de pessoas: 50.000 (última edição)

O Lovebox é um dos festivais mais novos da lista, tendo início em 2002. Apesar disso já deixou sua marca no cenário de música eletrônica mundial, e promete aumentar em popularidade e status nos próximos anos.

É um festival excêntrico, marcado por Electro e Hip-Hop, que trouxe diversas inovações, como mesas de ping pong, roller disco (dançar com patins de 4 rodas), além de permitir que os participantes descansem nos seus hotéis no final da noite, por acontecer durante o dia.

Sendo assim, se você for fan dos estilos musicais que toca, gosta de novas experiências, e não se interessa tanto do aspecto de acampamento que é característica da maioria dos festivais, é uma ótima opção!

Mais informações visite o website do evento.


9. Hideout

Onde: Novalja, Croácia
Quando: Junho
Duração: 5 dias
Número de pessoas: 10.000 (última edição)

O Hideout acontece em uma ilha logo ao lado da costa Croata, explicando o por que do nome (que em inglês é esconderijo). Apesar de ter seu início somente em 2011, já tem a reputação de ser uma dos maiores e mais conceituados de música eletrônica da Europa.

É impossível falar de atrações de verão por lá sem citar o evento. Isso era de se esperar quando você tem a sua disposição excentricidades como piscinas e festas em barcos, junto às atrações de tirar o fôlego.

Portanto, se além de gostar de música eletrônica, você gosta da idéia de curtir o dia todo de festa em belas praias croatas, sua visita é obrigatória!

Mais informações visite o website do evento.


10. Reading and Leeds

Onde: Cidades de Reading and Leeds, Reino Unido
Quando: Agosto
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 162.000 (87.000 em Reading e 75.000 em Leeds)

Essas cidades Britânicas, apesar de um pouco afastadas, recebem esse par de festivais simultâneos já a um bom tempo. A primeira edição aconteceu em 1961, ainda com outro nome. Porém somente em 1999 que a cidade de Leeds passou a receber bandas e fãs.

O que iniciou como um festival de rock, tendo recebido grandes nomes do rock mundial, como Nirvana, Pink Floyd, Metallica e Rolling Stones, acabou se diversificando e ampliando o repertório. Hoje você pode ouvir música eletrônica, até alguns comediantes para fazerem parte do evento.

Por ter tantas atrações diferentes, acaba atraindo uma das audiências mais diversas, que juntas acabam formando uma atmosfera muito amigável.

Por ser um dos festivais da lista que tem o povo mais jovem participando é perfeito para você como uma primeira experiência em um festival.

Mais informações visite o website do evento.


11. RedFest DXB

Onde: Anfiteatro do Dubai Media City, Dubai
Quando: Fevereiro
Duração: 2 dias
Número de pessoas: 12.000 (última edição)

O RedFest DXB, é o mais novo da lista. Ele teve sua primeira edição em 2014. Mesmo tendo apenas 2 dias,bfoi nomeado o melhor festival de música de todo o Oriente Médio pelos críticos.

Como ele é mais curto e apresenta atrações durante o dia, ele é um dos poucos que não exige que se acampe no local.

Portanto, se você está interessado em música pop, gosta de cultura e da região de Dubai este a sua atração. Excelente para principiantes na ida a festivais.

Mais informações visite o website do evento.


12. South By Southwest (SXSW)

Onde: Austin, Texas, nos Estados Unidos
Quando: Junho
Duração: 6 dias
Número de pessoas: 30.000 (última edição)

Também muito conhecido pelo seu apelido, SXSW, é um dos mais antigos do mundo. Sua primeira edição foi em 1987. Ele é o festival mais amplo do estilo em todo o mundo: teve mais de 2.200 shows em 2015.

É um festival que abre espaço para bandas não muito famosas participarem. O evento também conta com outras atrações nas áreas de música, cinema e tecnologia: além do festival de música, ocorrem conferências sobre os temas de música, cinema e tecnologia para profissionais da área e curiosos. Assim, não só os fãs, mas quem quer seguir carreira na área, produtores, agentes, cinegrafistas, e outros, também podem aproveitar o evento.

Tamanha a importância do evento que o presidente Obama estará presente na abertura da edição de 2016.

Como era de se esperar em um evento dessa dimensão e foco, você vai encontrar um pouco de tudo por lá: hip hip, rap, pop, rock, música eletrônica, entre outros. Com o grande número de eventos simultâneos e dias de evento, é quase impossível não sair de lá com uma lista de bandas para adicionar nas suas playlists.

Se você é um fã de música, mas também blogueiro, trabalha com marketing ou Relações Públicas, vai encontrar diversas oportunidades profissionais além da diversão. Quem disse que não dá pra unir o trabalho com o lazer?

Mais informações visite o website do evento.


13. Ultra Music Festival

Onde: Bayfront Park, Miami, nos Estados Unidos
Quando: Março
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 50.000 (última edição)

Festival de música eletrônica, que acontece em Miami? Sim, esse é o Ultra Music Festival. O festival surgiu em 1999. A edição principal acontece em Miami, mas ele já tem versões do evento em todas as regiões do mundo, exceto a Antártida:

América
São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Assunción (Paraguai).

Africa
Joanesburgo (África do Sul)

Europa
Ibiza (Espanha), Split (Croácia), Hvar (Croácia)

Ásia

Seul (Coréia do Sul), Tokyo (Japão)

Pelo número de eventos no mundo você consegue ter uma noção da importância e relevância desse festival. O estilo de musicas que predomina por lá é o eletrônico (EDM), trazendo os DJs mais famosos e que embalam qualquer festa.

Muitas pessoas dizem que o Ultra é o melhor festival que já foram em toda sua vida. Se ele é tudo isso mesmo ou não só há um jeito de saber. Mas imagine que com uma presença mundial do evento é bem difícil que não seja bom!

Mais informações visite o website do evento.


14. Festival de Música Governors Ball

Onde: Ilha Randall, Nova York, nos Estados Unidos
Quando: Junho
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 150.000 (última edição)

O Festival de Música Governors Day teve início em 2011. Comparado com outros festivais mais famosos e antigos, como Lollapalooza e Coachella, este é um novato.

Ele traz um misto bem diverso e eclético de atrações, que vão desde rock, pop e eletrônico ao Indie, ao mesmo tempo que dá um gosto da cultura de Nova York através dos restaurantes e food trucks característicos da cidade.

Também conta com outras atrações um tanto quanto curiosas, como a “Balada Silenciosa” e jogos no gramado.

Se você quiser aproveitar esse misto de atrações, e ainda sentir um gostinho da cultura e mistura de uma das cidades mais ativas do mundo, esse festival deve ter visita obrigatória!

Mais informações visite o website do evento.


15. Lollapalooza

Onde: Chicago, Illinois, nos Estados Unidos
Quando: Junho
Duração: 4 dias
Número de pessoas: 160.000 (última edição)

Poucos festivais no mundo conseguem atingir um nível de reconhecimento e status mundial como o Lollapalooza. Criado em 1991 como uma turnê de despedida da banda Jane´s Addiction acabou se tornando um evento com todos os tipos de performances musiciais, de dança, comédia e arte.

Apesar de seu início ter sido focado na música indie rock, acabou se expandindo para os gêneros mais diversos, ajudando a popularizar alguns artistas como Pearl Jam e Ice-T.

Ele acontece em um ambiente com mais de 120 hectares de extensão. Porém eu te desafio encontrar algum lugar para estender uma toalha e sentar. Sim, o fluxo de pessoas é incrível.

Como era de se esperar pela história do seu surgimento, a “turnê” do evento continuou, tendo expandido para alguns lugares do mundo. Todo ano, além do evento principal em Washington, ocorre em Santiago (Chile), São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Berlim (Alemanhã), e desde 2016 em Bogotá (Colômbia).

Com certeza você já ouviu falar do Lollapalooza. Então não preciso explicar mais o por que estar na lista de festivais para se visitar antes de morrer, certo?

Mais informações visite o website do evento.


16. Burning Man

Onde: Nevada, Estados Unidos
Quando: Setembro
Duração: 10 dias
Número de pessoas: 70.000 (última edição)

O Burning Man não é um festival de música tradicional, com show acontecendo no palco para diversos fãs. Os organizadores descrevem como a criação de uma comunidade temporária.

Desde 1986, milhares de pessoas vão todos os anos no meio do deserto de Nevada, para construir uma metrópole temporária dedicada ao convívio em comunidade, auto-expressão, auto-suficiência.

Ele e hoje o maior festival de contracultura do mundo. Local onde você pode se desfazer de todas as convenções da sociedade, quebrar o fluxo do comum e aproveitar o clima de rave e arte que não param, enquanto você literalmente aprende a sobreviver no meio do deserto.

Quem frequenta o evento diz que só é possível entender o evento e do que se trata indo. Se, assim como diversos hippies, jornalistas, publicitários, artistas, CEOs e diversos outros tipos de pessoas, você quer ter uma experiência única de vida, o Burning Man é parada obrigatória.

Mais informações visite o website do evento.


17. Rock al Parque

Onde: Bogota, Colômbia
Quando: Agosto
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 90.000 (última edição)

Quando você pensa em festivais de música, sua carteira já imagina que vai passar por uma dieta e ficar mais leve? Então reveja seus conceitos no Rock al Parque. Esse festival, que acontece desde 1995, não cobra taxa nenhuma para fazer parte e ver os shows em nenhum dos dias.

Os ritmos que embalam o evento vão desde o Rock´n´roll, ska e punk até o hardcore. A grande maioria das bandas presentes por lá são as mais populares da América Latina, com presença de algumas internacionais.

Independente do seu gosto musical, se você quiser participar de um festival de música com bandas muito boas, sem gastar um centavo, não existe opção melhor do que o Rock al Parque.

Pode acrescentar na sua lista.

Mais informações visite o website do evento.


18. Festival de Música de Gnaoua

Onde: Essaouira, no Marrocos
Quando: Abril / Maio
Duração: 4 dias
Número de pessoas: 500.000 (última edição)

O festival ocorre no Resorte do Porto da cidade marroquina chamada Essaouira. Este é um dos principais festivais da região. Sua primeira edição foi em 1988. Desde seu surgimento foi um evento aberto, onde não existe ingresso nem taxas para assistir as apresentações. Isso explica o grande número de participantes (500.000 pessoas).

O que é escutado por lá é uma mistura entre diversos estilos, inclusive com diversas fusões de deixar qualquer apaixonado por música impressionado. Estilos como jazz, pop, rock, soul e musica contemporânea, acabam se misturando e fundindo com o estilo Gnaoua, uma música mística, com outros ritmos africanos e rituais Islâmicos.

Assim, estar no Festival é trazer novidade para seus ouvidos, e absorver uma riqueza cultural e musical única. Lembra que é gratuito? Sim, um grande programa que quase não impacta no seu bolso.

Se você quer ter uma experiência cultural única, conhecendo estilos musicais, instrumentos, e um festival de música completamente diferente de qualquer outro, você precisa participar do festiva.

Mais informações visite o website do evento.


19. Sónar

Onde: Barcelona, na Espanha
Quando: Junho
Duração: 3 dias
Número de pessoas: 500.000 (última edição)

O Sónar teve sua primeira edição em 1994. Diferente da maioria dos grandes festivais, ele não acontece em um campo, fazenda ou região afastada, mas é um evento urbano. Sendo assim a dinâmica muda um pouco sem os acampamentos.

Porém as diferenças entre o Sónar e outros festivais não para por aí. Desde seu nascimento ele já seria mais do que somente um festival. O Evento é chamado Festival Internacional de Música Avançada e Arte em Novas Mídias, com foco em música, Criatividade e Tecnologia.

Os shows começaram como uma das atrações principais. E não deixa a desejar em nada. O forte do evento é a música eletrônica, com diversos DJs movimentando a todos e trazendo a energia de um grande show de música eletrônica.

Para além disso, o Sónar organiza paralelamente um momento para networking e acompanhamento de novos talentos, o Sonar+D. Essa é uma conferencia com foco em Criatividade e Tecnologia, buscando misturar um ambiente de diversão e negócios para a comunidade de profissionais que trabalham com a criatividade.

Desde 2002 o evento expandiu para além de Barcelona estando em diversas outras cidades do mundo como Reykjavik (Islândia), Buenos Aires (Argentina), Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Frankfurt (Alemanha), Seoul (Coréia do Sul), Lisboa (Portugal), Lyon (França), Toronto (Canadá), Tokyo (Japão), São Paulo (Brasil), e diversos outros lugares.

Com tantos eventos pelo mundo, podemos imaginar a qualidade do festival. Se quiser testar por si mesmo e aproveitar cada uma das atrações tanto de lazer quanto profissionais (se for o seu caso), faça uma parada em Barcelona.

Mais informações visite o website do evento.


20. Festival de Jazz de Montreux

Onde: Montreux, Suiça
Quando: Julho
Duração: 2 semanas
Número de pessoas: 200.000 (última edição)

O Festival de Jazz de Montreux é o mais antigo da lista, tendo sua primeira edição em 1967. Mas não se engane: essas raízes do festival só o tornam mais interessante e portanto, um evento que tem que ser visitado.

Com o tempo ele foi amadurecendo e trazendo muitas novidades. Ao longo do tempo diversos estilos foram incorporados. Ao longo do tempo foram adicionados blues, soul, rock e até música brasileira.

Outra novidade foi a organização de competições internacionais durante o evento. Um júri de músicos internacionalmente renomados é composto todo ano para avaliar músicos nas categorias Piano Solo, Guitarra e Voz.

Então, se você é fã de Jazz, mas gosta de estar em um evento bem eclético em uma atmosfera de um país desenvolvido como a Suiça (e com belíssimo chocolate!) você precisa conhecer.

Mais informações visite o website do evento.


 

Como falamos sobre viagem, acabei me lembrando do Paulo Dias.

Ele tinha um sonho: assistir fora do Brasil o show da banda Coldplay. Porém com o dólar em alta está impossível pagar os custos das passagens aéreas.

Até que ele descobriu que podia acumular milhas e já tem data marcada para realizar seu sonho.

Já imaginou realizar seus sonhos que antes pareciam tão distantes?

Conheça melhor a história dele e saiba o que ele fez para tornar seu sonho realidade, clicando aqui!