7 coisas imperdíveis de Cuba

0. cuba

Ok, o país fica no Caribe e é uma das ilhas mais famosas de lá!

O que nós sabemos é que o país tem problemas sociais por causa do socialismo, e que é reconhecido mundialmente na área de Medicina.

Mas desde 2008, quando Fidel Castro entregou a liderança do país a seu irmão Raul, muita coisa começou a mudar no país, pois está quebrando vários conceitos e pré-conceitos sobre o país.

Praias incríveis, vistas magníficas, música e dança contagiantes, são alguns dos pontos fortes do país. Então relaxe, pegue seu copo de Daiquiri, seu charuto e conheça 7 coisas imperdíveis de Cuba:


 

1. Praia Varadero

Não é à toa que a praia é considerada por muitos como umas das 30 melhores praias do mundo. A vista não precisa de tradutor ou intérprete para mostrar o porquê disso.

Varadero tem 20km de uma areia branquinha perfeita e uma água transparente que é lindo de se ver. Chegar lá não é difícil: fica a 2h15 de Havana.

E se somente a praia não fosse o suficiente, a vida noturna na região é muito boa, inclusive ganhando da noitada em Havana! O bar mais popular é o Bar Beattles.


2. Havana Antiga

Esta região de Havana é uma região considerada herança mundial pela UNESCO.

É um dos centros coloniais mais bem preservados em toda a América. Lá você pode ver prédios centenários perfeitamente preservados distribuídos por ruas estreitas e praças históricas!

Aproveite que está na cidade casa dos elementos mais famosos de Cuba, pegue seu charuto, seu copo de Rum de Havana e aproveite as apresentações de jazz, o mercado de artesanato, e todo o comércio de rua. Com certeza você vai gostar!


3. Malecón de Havana

Imagine um caminho ao lado da praia que segue durante toda a cidade de Havana. Bem vindo ao Malecón. A experiência de passar por lá é algo único. Difícil entender sem ir.

Nesse caminho, carros passam, pessoas caminham, bicicletas aceleram ao redor, sentindo o vento direto do oceano, o barulho das ondas, como uma pausa para a loucura do dia a dia e um excelente lugar para ver o pôr do sol.

Lá é possível ver toda a mistura de Havana: Os prédios imponentes lado a lado com prédios decadentes, Salsa tocando em todo o lugar, casais apaixonados e os jineteros (os malandros que querem tirar proveito de turistas, então não dê atenção para eles).


 4. Carros Clássicos

Ir para Havana é como entrar em um túnel do tempo, ou no seu Delorean e ir para um programa dos anos 50. Como Cuba se uniu à União Soviética, sofreu diversos embargos dos Estados Unidos por anos.

Então uma das coisas que ficou congelada por muito tempo foi a oferta dos novos modelos de carros. Portanto, até hoje, ir pra lá é como ir á uma feira de antiguidade de carros.

Você pode encontrar carros lindíssimos em ótimo estado que mais parecem ter vindo de um filme que seu vô adora.


5. Santiago de Cuba

Bem vindo á cidade onde Fidel e Che Guevara iniciaram o movimento da Revolução Cubana.

Lá é possível visitar os quartéis onde Fidel Castro deu o primeiro passo no movimento (que falhou e o levou a ser pego, voar ao México, e conhecer Che).

Para quem gosta de história, lá você pode visitar o Castelo do Morro (Castillo del Morro), uma atração impressionante.

Cheio de canhos, calabouços e diversos lances de escadas e túneis, te faz sentir em um filme da Idade Media.

Lá é muito conhecido também por ter os melhores músicos e dançarinos do mundo. Não é à toa que a melhor época para visitar é no carnaval.

A cidade é como o Rio de Janeiro deles, onde a música vibrante e as fantasias tomam a cidade. Salud!

 


6. Mercado de livros da Praça das Armas

Esse mercado de cerca de 100 metros quadrados a céu aberto, é como um sebo onde são vendidos livros novos, antigos e alguns raros.

Está na Praça das Armas, em frente ao antigo Palácio dos Capitães Generais (hoje um museu).

Não é todo dia que você se sente em um sebo a céu aberto. As barracas coloridas chamam bastante atenção.

Você pode encontrar revistas pré e pós-Revolução, cartões postais, fotos, posters, e até discos de vinil dos Estados Unidos e de Cuba.

Quem sabe você não encontra o que nunca soube que queria?


7. Santa Clara

Santa Clara foi a primeira cidade libertada pela Revolução cubana liderada por Che Guevara, em Dezembro de 1958, e marcou o fim do Regime anterior.

Por isso lá você encontra um mausoléu gigante, um monumento e jardim dedicados ao legendário Ernest “Che” Guevara.

Seu corpo foi velado por lá, e existe uma chama que fica queimando sempre, que foi inclusive acesa pelo próprio Fidel Castro.

Independente da sua posição quanto à revolução, o museu é atração obrigatória. Lá você encontra diversas fotos, artefatos e itens de Che, sendo como uma histórica da vide dele e da revolução cubana.

Além da Revolução Cubana, no museu você encontra informações sobre as atividades do herói local em outras revoluções no mundo, inclusive no Congo.