8 medidas de segurança que todo viajante deve seguir

Segurança nunca é demais. Tenho certeza de que você já escutou essas palavras em algum momento de sua vida. Seja para trancar a porta de casa quando entrar, ver se as janelas estão fechadas ou não perambular tarde da noite pelas ruas. Mas pode acreditar, durante as suas viagens, você deve colocar essa frase em prática e executar algumas medidas de segurança.

Confiram agora quais são essas medidas de segurança para tornar sua viagem mais proveitosa e sem nenhum transtorno.

1 – Acredite, há violência fora do Brasil!

Parece ser algo redundante, mas, existe uma gama enorme de viajantes que pelo simples fato de estar em Londres, Nova York ou Berlim, pode andar pelas ruas sem se preocupar com a segurança. A violência e a insegurança estão em todos os lugares do mundo, logo, pare de achar que somente o seu país é violento.

medidas de segurança

Chegando a algum país ou até mesmo antes de ir, procure saber onde são os locais mais seguros para realizar a hospedagem.

Não ande pelas durante a madrugada, pois a chance de você ser roubado é muito grande. Mantenha sempre os seus pertences próximos a você, principalmente, a sua documentação.

2 – É sempre bom avisar aonde vai

É muito bom deixar seu roteiro de viagem com alguém de confiança e dar noticias para onde está indo e com quem vai. E por que isso é importante? Digamos que você viaje e não dê noticia por mais de uma semana. Caso alguém de confiança tenha seu roteiro de viagem, será mais fácil para a policia local encontrar o seu paradeiro ou ajudá-lo caso esteja passando por alguma dificuldade.

3 – Não seja visto como um turista

Não é difícil reconhecer turistas, na grande maioria das vezes. Estão sempre registrando quase tudo que podem com fotos, andam em grupo e algumas vezes, são da mesma nacionalidade.

Ao observar um grupo como este, existe a possibilidade de alguém mal intencionado tentar tirar vantagem. Seja cobrando mais caro por algum produto ou oferecendo um “super tour” pela cidade, cobrando um valor altíssimo. Esses são apenas alguns exemplos.

Para evitar que isso aconteça, não seja tão óbvio. Procure manter a discrição o máximo possível. Claro, viajar é algo emocionante, mas uma excitação demasiada pode lhe causar problemas.

4 – Respeite as regras do lugar para evitar problemas

Você sabia que existem cidades pela Europa que ODEIAM receber estrangeiros? Isso se dá pelo fato de que, os estrangeiros não respeitam as regras do país. E não estou falando de regras complexas.

Regras como: não jogar lixo no chão, não fazer barulho depois de certa hora, não respeitam avisos, entre outras coisas.

Não é por estar em outro país, que você pode fazer o que quiser. Desrespeitar regras de outro país fará com que você seja punido com prisão temporária, multas ou até mesmo a deportação.

5 – Faça a cópia de TODOS os seus documentos

Esta é uma ótima medida de segurança, pois se você perder ou se for roubado, até conseguir uma nova via, ficará retido no país até que tudo seja resolvido. Já imaginou a dor de cabeça?

Então, não vacile e não dê chance para o azar.

Dica: veja se no hotel é possível armazenar documentos em alguma área segura. Você até poderá pagar a mais por isso, mas acredite, compensa pra caramba.

6 – Pode ir curtir uma balada..mas, cuidado com a bebida

Não é coisa de filme, novela ou seriado da Netflix o que irei falar. Sempre deixe sua bebida com alguém de confiança, nunca a largando sozinha no balcão do bar e NUNCA com alguém que acabou de conhecer.

Beber muito também pode prejudicar sua viagem. Irá prejudicar sua viagem, por que a famosa ressaca vai baixar em você no outro dia, sem mencionar também, que beber muito em um local desconhecido é muito perigoso.

7- Dinheiro e Carteira

Carregue-os sempre perto de você e se possível, mantendo-os no seu campo de visão. Isso irá evitar roubos e você poderá turistar com maior tranquilidade. Prefira andar pela destino escolhido com alguma bolsa que seja possível ficar sempre próxima ao seu corpo e visível o tempo todo.

Nem preciso dizer para não deixar sua carteira e dinheiro jogados por aí né?

8 – Seguro de viagem, algo fundamental

Por fim, mas com toda a certeza, não menos importante, faça o seu seguro de viagem. Você não pode prever o que irá acontecer e por isso o seguro é obrigatório para qualquer viajante.

Mantenha o número do seguro e sua apólice sempre com você. O seguro irá minimizar ao máximo problemas de saúde e segurança, que possam acontecer com você.

Portanto, pesquise e adquira um seguro de viagem. A vida é seu bem mais precioso, então, preserve-o.