Saiba mais sobre a cidade histórica de Tiradentes

Abril é um mês cheio de feriados, e agora chegou a vez do feriado de Tiradentes. Afinal, quem foi Tiradentes? Onde fica a cidade de Tiradentes?  E o que tem para fazer lá?

Seu nome de batismo era de Joaquim José da Silva Xavier, e o apelido Tiradentes, veio devido a seu oficio de dentista. Tiradentes nasceu em Ritapólis, Minas Gerais, no dia 12 de novembro de 1746.

tiradentes
Tiradentes

Tiradentes tornou-se conhecido, pois foi um mártir da Inconfidência Mineira. Sempre foi considerado um grande líder, pois lutou bravamente por seu país, seu povo e sempre se manteve firme em seus ideais. Foi morto enforcado no dia 21 de abril de 1792.

A cidade e Município de Tiradentes, localizada em Minas Gerais, quase se chamou vila de São José, em homenagem ao príncipe português, D. José. Entretanto, após a Inconfidência Mineira, Silva Jardim em um discurso, sugeriu que o nome da cidade homenageasse um brasileiro e não um príncipe português. Foi com a Proclamação da República em 1889, que a cidade começou a ser chamada pelo seu atual nome.

O lugar que foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como patrimônio histórico, em 20 de abril de 1938, possui muitas atrações turísticas.

Algumas dessas atrações são capelas, igrejas e museus.

A igreja de Nossa Senhora do Rosário é considerada como a mais antiga da cidade. Erguida em 1708, era muito frequentada por escravos e o único branco a entrar naquela igreja era o padre. Um ponto muito curioso é que, internamente a igreja possui símbolos da religião católica e também do candomblé, uma religião africana.

tiradentes igreja nossa senhora do rosario
Igreja Nossa Senhora do Rosário

 

A capela mais bonita da cidade é a de Bom Jesus da Pobreza. Construída no século 18, com uma arquitetura deslumbrante, encanta a todos que a visitam. Um detalhe muito interessante no interior da capela, é a imagem de Cristo Agonizante.

tiradentes capela bom jesus
Capela Bom Jesus da Pobreza

 

Uma das principais atrações turísticas do local é a Matriz de Santo Antônio. Um dos mais belos templos barrocos do Brasil, possui em sua estrutura mais de 400kg de ouro. Construída no século 18, a igreja fica em uma posição de destaque na cidade. Não há palavras para descrever a vista que se tem de Tiradentes quando se chega no pátio da igreja. Acredito que uma das principais atrações da Matriz é o órgão, um instrumento musical que foi construído em 1788.

tiradentes matriz santo antônio
Matriz de Santo Antônio

 

Conheça o Museu do Padre Toledo. O museu é a casa onde morou o padre Carlos Correia de Toledo e Mello. O museu possui uma vasta coleção de artigos da época, como por exemplo: móveis, utensílios domésticos e imagens. Vale a pena visitar, pois é uma verdadeira viagem no tempo.

tiradentes padre toledo
Museu do Padre Toledo

 

Porém, a cidade é muito mais do que capelas, igrejas e museus. Visite a Câmara Municipal, e observe todos os detalhes da arquitetura colonial. A Câmara assim como outras edificações, foi construída no século 18.

tirandes câmara municipal
Câmara Municipal

Um dos marcos da cidade é a Maria Fumaça. Pode-se ouvir de longe o seu barulho, e o passeio é simplesmente fantástico. A viagem vai de Tiradentes, até São João Del Rei.

tiradentes maria fumaça
Maria Fumaça

E caso queira um contato com a natureza, realize as trilhas na Serra de São José e a Trilha do Carteiro. Em ambos os passeios, você irá se encantar com todas as belas vistas e paisagens que a região possui.

tiradentes trilha do carteiro
Trilha do Carteiro