Como Economizar Em Viagens Nacionais

VMPM - P10 - Como Economizar em Viagens NacionaisSe existe o melhor momento para se viajar pelo Brasil, esse momento é agora! Com os problemas de variação do dólar, as cias áreas e hotéis estão investindo pesado nos destinos nacionais para atrair o turista brasileiro. Fique de olhos atentos nas ofertas que rolam pela internet e confira nossas dicas iluminadas sobre como economizar em viagens nacionais:

Dica 1 – Hotel x Resort x Aluguel de Temporada

Cada uma das opções tem vantagens e desvantagens, então vamos conhecer um pouco sobre elas:

Vem comigo!

Se hospedar em hotel garante que você não pague um preço absurdo pela estadia, no entanto gastos com alimentação e transporte podem encarecer o seu orçamento final de viagem. Essa opção é boa para que prefere ter uma certa liberdade de conhecer o destino por conta própria.

Se hospedar em resort cobre todos os seus custos com alimentação e transporte, – já que normalmente que opta por esse meio de hospedagem não tem a menor intenção de sair do complexo – entretanto o valor final do pacote pode te deixar de cabelos em pé. É a melhor opção para quem opta por conforto sobre custos.

Já casas de aluguel para temporada, além de serem mais baratas, te permitem economizar mais, já que além de poder dividir o custo das diárias com várias pessoas, você salva alguns reais no quesito alimentação, já que precisará ir ao supermercado e fazer a maioria das refeições em casa mesmo. Contudo, você ainda gastará com transporte e limpeza do local, já que tudo ficará por sua conta. Agora uma dica extra: Cuidado redobrado na hora de escolher a imobiliária!

Dica 2 – Qual a melhor época para viajar

No Brasil, tem algumas regiões que apresentam datas definidas para alta temporada – por exemplo, é bastante improvável que você irá viajar para Campos do Jordão durante o verão, não é mesmo?

Apesar disso, vale como regra: férias escolares, feriados prolongados, Carnaval, Natal e Ano Novo são épocas de altíssima temporada e que devem ser evitadas ao máximo. Se você vai viajar para o Nordeste, saiba que mesmo no outono e inverno costuma fazer calor suficiente para você aproveitar a praia.

Dica 3 – Viajando com crianças

Na hora de viajar com a família, confira as regras de cada cia área sobre qual o valor da tarifa para cada faixa etária. Algumas cias dão desconto de até setenta por cento para crianças com menos de doze anos. Vale a pena pesquisar, se informar e economizar.

Quanto à hospedagem, confira as condições gerais de cada hotel sobre as tarifas cobradas dos pequenos. Hotéis normalmente possuem descontos para crianças com menos de doze anos. E alguns hotéis que são especificamente voltados para famílias podem atém mesmo oferecer estadia gratuita. Olhe que interessante!

Dica 4 – Viajar por conta própria x viajar com uma agência de viagens

Embora viajar com agências de viagens deixe o roteiro um tanto engessado, há uma clara vantagem em considerar esse tipo de serviço: bloqueios aéreos. Se você só pode viajar durante o período das férias ou algum feriado, é bem possível que os vôos disponíveis nos sites das cias aéreas estejam super caros te deixando de cabelos em pé ou até mesmo esgotados para a data que você precisa. Neste caso, vale muito à pena recorrer à uma agência de viagens para conferir preço do pacote, sem contar que muitas parcelam em até 10 ou 12 vezes o total da viagem. Se você te uma certa flexibilidade e pode esperar até mais perto da data da viagem, melhor ainda! A agência já comprou aqueles lugares da cia área, então se não vende-los ela irá ficar no prejuízo. Se ela não estiver conseguindo vende-los, pode esperar por uma enorme queda de preço do pacote. Fique atento e agarre estes momentos para economizar em suas viagens!

Viajar por conta própria e fora do período de alta temporada pode ser mais trabalhoso, porém mais vantajoso também. Deixe eu te explicar… Além da maior flexibilidade, você pode encontrar ofertas muito melhores de hotéis e passagens aéreas pela internet do que aquelas oferecidas pelas agências de viagem. Garantido!

Dica 5 – Não tenha medo do transporte público

O que vem na sua mente quando digo isso?

Se você é de uma grande capital brasileira como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, por exemplo, já deve estar mais do que acostumado a andar de transporte público – e sabe o pior que se pode esperar dele! (Às vezes).

Se você prioriza cortar gastos em vez de um maior conforto na hora da viagem, não há por que interromper esse hábito agora. Não vá de táxi! Vá de ônibus! Você economiza e pode ainda conversar com pessoas interessantes e quem sabe receber dicas exclusivas de lugares para visitar.

Dica 6 – Sites de compras coletivas

Outra ótima opção para quem quer economizar na hora de viajar pelo Brasil! Muitas agências oferecem nesses sites seus “bloqueios encalhados” ou aproveitam a enorme popularidade dos mesmos para divulgar pacotes com preços promocionais para destinos que precisam alavancas as vendas.

Agora veja isso atentamente: apenas que normalmente os valores disponibilizados se referem à hospedagem em habitação dupla! Isso quer dizer que você precisa considerar um companheiro de viagem e comprar dois cupons. Em caso de dúvidas, não deixe de checar as informações com o site primeiro.

Dica 7 (para fechar com chave de ouro) – Use e abuse dos cupons de desconto

Isso, abuse mesmo!

Ainda sobre os sites de compras coletivas, não deixe de checar os cupons disponíveis para restaurantes e ingressos para shows, teatro e cinema do destino para o qual planeja viajar. Sai bem mais barato comprar o cupom com antecedência do que deixar para pagar a conta na hora, especialmente se tratando de restaurantes. Sua carteira vai agradecer não vai?

Dica extra: Fique atento apenas para que a data de uso do cupom de desconto coincida com a data de sua viagem, ok?!