Como será a páscoa pelo mundo?

A páscoa finalmente chegou. Tá na hora de comer muito ovo de páscoa, engordar um pouco e reunir a família. Alguns ainda participam de celebrações em igrejas e templos, que comemoram a ressurreição de Cristo.

O que relatei acima seria a forma como comemoramos a páscoa no Brasil. Porém, como será a páscoa pelo mundo? Será que todo mundo come chocolate e se reuni com a família? Enfim, como outras culturas celebram esta data tão especial?

 

1 – Estados Unidos

Vou começar pela páscoa do Tio Sam. Nos EUA, a páscoa não muito diferente da nossa. Lá eles comem muito chocolate também e realizam uma grande caça aos ovos. O que seria isso?

Bom, essa caça aos ovos de páscoa chega a ser algo cultural, que muitas vezes envolve toda uma comunidade. A caçada consiste em esconder os ovos para que crianças ou times estabelecidos tentem encontrá-los.

páscoa estados unidos

Esse tipo de evento costuma ser muito benéfico para promover a união entre os habitantes da cidade.

 

2 – Escócia

Na Escócia as coisas mudam, pois as tradições não são similares. Uma dessas tradições é rolar ovos cozidos ladeira abaixo.

páscoa escócia

Mas, não pense que é somente ir lá, jogar os ovos e pronto. Os participantes dessa tradição, primeiro enfeitam os ovos cozidos, cada um da sua maneira, conforme a sua personalidade.

Após a decoração dos ovos, eles se reúnem, rolam os ovos ladeira abaixo e competem para ver qual ovo chega primeiro, sem quebrar.

 

3 – Austrália

Você já ouviu falar do Bilby? Nós temos o coelho da páscoa e os australianos tem o Bilby.

E porque a Austrália não usa o coelho também como o símbolo da páscoa? Isso seria pelo fato de que, há mais de um século, um inglês levou mais de 20 coelhos para a Austrália, pois ele residia no local e gostava de caçar coelhos. Entretanto, ele não contava com o poder de reprodução do coelho, que todos sabem que é muito alto. Logo, os bichinhos fofinhos de pelo branquinho, se tornaram uma verdadeira praga por lá.

páscoa austrália

Então, todo ano quem leva os ovos de páscoa para toda a Austrália é o Bilby.

 

4 – Polônia

Como a grande maioria sabe, a páscoa simboliza o renascimento e também a purificação. Um grande costume Polonês é jogar água uns nos outros. A água traduz muito bem os dois significados da páscoa ditos previamente. Após se secarem, todos se juntam para comer uma boa refeição.

páscoa polônia

Algo muito consumido é o Pão de Páscoa. Só há uma regra para consumi-lo: o dono da casa não pode fazê-lo, pois reza a lenda que se ele fizer o Pão, a massa pode estragar.

páscoa pão de páscoa

5 – Romênia

Muitos países da Europa Oriental possuem a mesma tradição, que é a enfeitar os ovos com miçangas, joias e outras figuras geométricas.

páscoa romênia

Tais ovos são dados como presentes para amigos e parentes. Devo ressaltar que não são de chocolate, mas são muito bonitos.

 

6 – Alemanha

Na Alemanha a páscoa chega junto com a primavera, estação do ano que tudo fica muito colorido. E para fazer menção a essa explosão de cores, os alemães penduram diversos ovos coloridos nas árvores, enfeitando-os com diversos objetos.

páscoa alemanha

Nessa época do ano é muito comum ver a cidade sendo tomada por turistas de várias partes do mundo, somente para ver esse espetáculo e capricho do povo alemão.

 

7 – Índia

A páscoa na Índia é o momento de celebração para relembrar o nascimento do deus Krishna.

Essa é uma das épocas mais bonitas na Índia, pois ela é inundada de cores, música e muita culinária típica. Isso porque, além de celebrar o nascimento do deus Krishna, a páscoa também é o momento do festival Holi.

páscoa índia

Para que você tenha uma ideia, como tudo fica colorido nessa celebração, até os animais, são pintados. Vale a pena conferir!