Como Tirar O Passaporte Brasileiro (Passo A Passo)

VMPM - P3_1Você está precisando tirar o passaporte nacional mas não sabe como fazer isso?

Saiba que você não está sozinho.

A verdade é que muitas pessoas estão nessa mesma situação, já que o processo pode ser um pouco detalhado e demorado. Mas eu já vou jogar um pouco de luz nessa sua escuridão e resolver esse problema para você! Mas antes, vamos entender um pouquinho sobre uma pergunta que muitas pessoas ainda fazem constantemente:

Para quê serve o passaporte brasileiro?

Bom, se você estiver pensando em sair do Brasil, rumo aquela viagem Internacional dos seus sonhos o passaporte nacional é o equivalente à sua carteira de identidade quando você estiver fora do país.

Com ele, você vai poder ter total tranquilidade ao entrar e sair dos aeroportos, portos e todas as vias internacionais fora do Brasil. A sua identificação lá fora!

Na hora que você vai pedir a emissão do seu passaporte, uma grande pilha de documentos deverão ser fornecidos e muita atenção deverá ser dada nos preenchimentos dos formulários, a fim que nenhum item passe errado. É melhor fazer com toda calma!

Então, pensando em facilitar cada vez mais as coisas para você, eu preparei esse guia com um passo a passo detalhado para que você tenha a segurança de tirar o passaporte brasileiro sem erros nenhum garanto! Olha só como você tem que fazer.

Passo a passo para tirar o passaporte brasileiro:

Passo 1: O site

passo 1Vamos lá…

Você tem que entrar diretamente no site da Polícia Federal para solicitar o requerimento do passaporte, o endereço do site é esse:http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte.

passo 1.1Lá você também vai encontrar mais algumas dicas valiosas de como funcionam os processos
de solicitação do seu passaporte brasileiro, inclusive uma lista atualizada de documentos para você não esquecer do que você precisará levar no dia agendado para emissão do mesmo.

Passo 2: O começo dos preenchimentos!

passo 2Preparado?…

Depois que você estiver dando aquela navegada no site, é só clicar em “emissão do passaporte” para que uma nova janela se abra onde você irá preencher os seus dados pessoais. Bem simples!

Mas atenção! Note que se você já mudou de nome alguma vez, por exemplo aderiu o sobrenome do marido ao seu e mudou seus documentos, é preciso preencher no final o seu nome de solteira e clicar na opção “alteração por união matrimonial” para justificar a mudança. De uma olhada rápida novamente, e se tiver tudo certo, vamos em frente…

Passo 3: E continuam os preenchimentos…

passo 3Agora é mão na massa…

Clique na aba ao lado chamada Documentos para continuar o preenchimento. Agora, preste bastante atenção para escrever as informações corretamente, já que você precisará levar seus documentos originais no dia da emissão para que esses dados sejam conferidos. Melhor conferir agora, do que ter aquela dor de cabeça depois não é mesmo ?

Se esse é seu primeiro passaporte, atente-se no final do formulário, porque você precisará escolher a opção “nunca teve passaporte comum, de emergência, para estrangeiro ou laissez-passer brasileiro”.

Caso essa seja sua segunda via, basta escolher a opção apropriada e preencher nos campos abaixo a série e número de seu passaporte anterior.

Passo 4: Vamos em frente?

passo 4Você está na metade do caminho…

Na aba Dados Complementares você irá preencher informações como endereço e dados para contato.

Uma outra informação importante nesta aba (e relativamente nova) é que em caso de menor de idade, é possível especificar no ato do preenchimento se a criança poderá viajar sozinha e/ou acompanhada de um dos pais ou se necessita de autorização por parte da Justiça Federal.

Essa nova lei começou a valer desde novembro de 2014 e serve apenas para viagens internacionais, quando o uso do passaporte é obrigatório.

Caso você tenha a intenção de viajar com um menor de idade em território nacional ou irá viajar para algum país cuja apresentação do passaporte brasileiro não seja obrigatório, ainda é necessário requerer autorização judicial para que a criança possa viajar.

Algumas informações que vão clarear sua mente podem ser encontradas no site da Polícia Federal.

Passo 5: Adivinha? Mais preenchimentos

passo 5Vamos lá, você está onde poucos chegaram!

Nessa última parte você precisará escolher a cidade onde deseja emitir seu passaporte. Após escolher, basta clicar no botão enviar.

Passo 6: Um passo em frente!

Está quase… Consegue visualizar você com seu passaporte?

Após o preenchimento de todos os dados, (e eu sei que não foram poucos) a GRU (Guia de Recolhimento da União) será gerada automaticamente e você precisará pagá-la no banco de sua preferência antes de retornar ao site e fazer o agendamento da emissão do seu passaporte no posto da Polícia Federal que você escolher.

Como a demanda é grande, normalmente há algumas semanas de espera para surgir uma data disponível, mas agora vem uma sacada de ouro… sugerimos que você dê início a esse processo com pelo menos três meses de antecedência à data programada de sua viagem.

Aí, seguiu tudo certinho ?

Seguindo essa sequência de passos mostradas acima, não tem erro, você vai conseguir tirar o passaporte nacional tranquilamente. COMEMORE!!!!!!

Espero que esse guia tenha sido útil para você, deixe um comentário na sessão logo abaixo contando o que você achou dele. Vai lá é rápido.

E não se esqueça de ficar sempre de olhos atentos aqui no meu blog, eu estou sempre postando as melhores e exclusivas dicas do universo dos aventureiros viajantes.

Fique sempre por dentro das minhas dicas de como Turbinar suas Milhas Aéreas, Viagens Incríveis, destinos nacionais e internacionais, e guias assim como esse!

Boa viagem e até a próxima.