Confira as novas regras da ANAC para embarque de adolescentes

Neste ano, a ANAC realizou muitas mudanças, as quais afetaram as viagens de muitas pessoas. A mais polêmica até então, e que já falamos sobre aqui no blog, foi a de franquia de bagagens.

Entretanto, uma mudança que já está em vigor desde março deste ano, é a mudança no embarque de adolescentes, com idades entre 12 anos e 17 anos. As mudanças ficaram completamente claras e fáceis de serem entendidas.

Com as férias de julho chegando, e para se programar para férias de dezembro vai ser bom saber qual documentação será preciso para o embarque de adolescentes. Um documento que antes era aceito e agora já não é mais, é a certidão de nascimento. É bom ressaltar que, para aqueles que ainda não possuem 12 anos, a certidão ainda é um documento válido e aceitável.

Confira abaixo a lista do que vai mudar, para que não ocorra nenhum tipo de transtorno ou dor de cabeça no momento de realizar a tão esperada viagem.

Novas regras:

Voos Domésticos

– Somente documento de identificação civil com foto (como RG ou passaporte), com fé pública e validade em todo o território brasileiro

– Cópia autenticada do documento de identificação civil

– Boletim de ocorrência, em casos de furtos, roubo ou extravio de documento, na validade prevista pelo órgão de segurança.

OBS: Para a viagem desacompanhado, consulte a necessidade de autorização pela companhia aérea. Qualquer divergência existente em relação às normas da ANAC para o embarque de menores, prevalecem as regras definidas pelo Poder Judiciário.

Voos Internacionais

– Passaporte válido

OBS: Para voos internacionais consulte o Ministério das Relações Exteriores, para adquirir mais informações a respeito da documentação necessária para a ingressão no país escolhido.

Vale ressaltar que, a carteirinha de estudante não é um documento de identificação previsto para o embarque, então, não há necessidade de apresentá-lo.

Como você pode observar, não houve muitas mudanças, porém, é sempre bom permanecer atento e informado, para evitar imprevistos. Dito isto, te desejo uma ótima viagem e espero que curta bastante.

Confira mais informações no site: http://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque