Conheça os 12 melhores zoológicos do mundo

A natureza sempre traz muita felicidade pra gente. Nâo tem como não brincar com um cachorro, gatinho, pássaro, ou o quer que seja e não dar um leve sorriso!

Mas esses animaizinhos fofos também tem suas versões “gigantes”. Quem nunca olhou para um tigre e só viu um gatão, e pensou: quero adotar um desse. Infelizmente você não pode (que bom!). Mas o que você pode é visitá-los nos zoológicos.

Pensando nisso, abaixo você vai encontrar uma lista com 12 dos melhores zoológicos do mundo, com atrações e histórias totalmente diferentes e bem legais.

Então, ao invés de ficar enrolando vamos ao que importa:


1. Jardim Zoológico de Berlin

O Zoológico de Berlin é o mais antigo e visitado de toda Alemanha e o mais popular em toda a Europa. Criado em 1844 com ajuda do Rei Frederick William IV da Prússia, que colocou no lugar sua coleção privada de animais (mais de 850 animais). Apesar de ter sofrido danos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo mais de 100 animais e boa parte do local destruídos, ele foi reconstruído e alguns animais foram colocados no Tour Animais da Bíblia, por mostrar animais de referências bíblicas.

Ele tem hoje 1500 espécies de animais e mais de 15.000 animais no total. O lugar também abriga o maior aquário do mundo, com mais de 250 tanques em exposição.

Ficou bem famoso em suas estratégias de conservação de animais, e programas de reintrodução. Com isso acabou criando duas “celebridades” do mundo animal: Knut, o famoso filhote de urso polar, e Bao Bao, o panda mais velho mantido em áreas cativas.

Abaixo você pode ver um vídeo do Knut. O filhotinho viveu até seus 4 anos, quando infelizmente não sobreviveu a uma doença autoimune. Porém, o legado do Zoológico continua. Que tal fazer uma visitinha a mais fofuras como essa por lá?

 

 


2. Zoológico de Toronto

O Zoológico de Toronto é o maior do Canadá e um dos maiores do mundo. Hoje ele tem 491 espécies de animais e mais de 16.000 animais.

Lá você também pode encontrar vários animais em perigo de extinção como o Gaur (um tipo de bisão indiano), Elefantes africanos, Linces, entre inúmeros outros.

Entre as atrações, existem algumas únicas como o passeio à camelo, e tanques onde é possível encostar em arraias.
Mas o foco do lugar não é somente os animais: o parque também é um dos maiores recicladores de telefones celular na América do Norte.

O Zoológico toma parte em diversos esforços de conservação. Dois exemplos seriam o resgate de ursos polares e pesquisas para encontrar uma cura para um fungo mortal que afeta os sapos.


3. Zoológico do Bronx

Apesar de relativamente pequeno, o Zoológico do Bronx que está no meio de Nova Iorque é uma dos melhores e mais antigos dos EUA, e o maior zoológico localizado em região metropolitana do mundo. Ele foi aberto ao público em 1899, e em apenas 4 anos se tornou o primeiro do Hemisfério Oeste a ter leopardos de neve. Tem hoje 650 espécies e mais de 6.000 animais.

É muito reconhecido por seus programas de preservação da vida selvagem O lugar é tão importante que a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem tem lá no local sua sociedade de veterinário, que cuida de mais de 15.000 animais localizados nos vários zoológicos do país.

O Zoológico do Bronx tem formas muito legais de assistir os animais, entre elas grandes rios profundos para dividir os animais predadores das suas presas, e um pequeno carro sobre trilhos, o Wild Asia Monorail para ver seus habitats naturais em um tour guiado bem tranquilo, passando por tigres, rinocerontes e elefantes.

Ficou famoso em 2013 depois que uma espécime de cobra Egípcia conseguiu fugir do seu local. A busca durou 7 dias, até que foi encontrada em um lugar mais escuro dentro do próprio Zoológico. Mas pode ficar tranquilo que não houveram mais casos. Dá pra ir lá tranquilo! (=

O local trabalha para se tornar um lugar mais sustentável: recentemente instalaram banheiros que usam privadas de compostagem que vai economizar milhões de litros de água todos os anos, além de gerar adubo para plantações.


 4. Zoológico de San Diego

O Zoológico de San Diego fica localizado perto do centro de San Diego. Hoje ele tem 800 espécies e quase 4000 animais expostos.

O clima ensolarado do sul da California é ideal para muitos animais. Então quase todas maiores exibições são feitas em céu aberto. Como o chão é cheio de altos e baixos e tem grama muitos visitantes acabam escolhendo o tour guiado dentro do ônibus.

Umas das atrações mais famosas e impressionantes é a Odisseia dos Elefantes. É um trajeto que conta a história das espécies de elefante ao longo do tempo, partindo da Era Pleistocene até os elefantes modernos.

O Zoológico é muito ativo nos seus esforços de conservação e preservação. Muitas espécies são criadas em cativeiro para serem liberadas nos seus habitats naturais quando apropriado.


5. Zoológico de Londres

O Zoológico de Londres, localizado ao norte do Parque Regent, é o zoológico científico mais antigo do mundo. Foi aberto em 1828 para servir para estudos científicos. Só foi abrir para o público em 1847. Ele tem 755 espécies de animais e mais de 16.000 animais como um todo.

Os pontos mais famosos do local são frutos de seu espírito de inovação, como a Casa de Répteis, Aquário Público (com pinguins) e Zoológico de Estimação (onde é possível encostar e interagir com os animais). Em todos os casos foram o primeiro do mundo a fazer cada uma das coisas. A arquitetura do local ainda se mantém, sendo uma arquitetura Vitoriana.

Por expandir as espécies de animais, hoje conta com alguns como o Dragão de Komodo, Tartarugas de Galápagos, uma grande variedade de répteis, tigres, gorilas entre outros. Entre seus projetos de conservação, o mais recente é o Programa Tigre S.O.S que tem como objetivo levantar fundos para ajudar a salvar o Tigre da Sumatra.


6. Zoológico de Wellington

O Zoológico é o primeiro da Nova Zelândia. Hoje ele tem cerca de 100 diferentes espécies e mais de 500 animais. É considerado um pequeno Zoológico.

Tem um trabalho muito dedicado na preservação de animais nativos da própria Nova Zelândia (como o famoso pássaro nacional com risco de extinção, o Kiwi), assim como animais da região Ásia Pacífico. Um dos mais famosos foi o movimento “Liberte os Ursos”, que buscava proteger os ursos do Sudeste Asiático.

É o primeiro do mundo a ter o selo carboNZero, que certifica seus esforços para reduzir seu impacto ambiental, buscando a sustentabilidade, como reduzir gastos, reciclar e reutilizar, e captar água de chuva para alguns processos. Quem disse que inovação não pode acontecer em lugares como museus?


7. Zoológico de Pequim

O Zoológico está localizado no distrito de Xicheng  e foi criado em 1906 durante a dinastia Qing, com um grupo de apenas 12 macacos, 2 papagaios e uma ema. Hoje ele tem 950 espécies e mais de 14.500 no total.

As atrações famosas normalmente são focadas em raros animais chineses. O mais famoso são os Pandas Gigantes. Também é possível ver outros como o tigre do sul da China, o Jacaré chinês e a grande Salamandra chinesa.

Além dos animais também tem um cenário lindo composto por áreas, jardins floridos, entre outros.


8. Zoológico da Filadélfia

O Zoológico da Filadélfia foi o primeiro zoológico da América, criado em 1874.  Hoje tem cerca de 350 espécies e mais de 1300 animais no total.

A reserva de Primatas PECO é considerada uma exibição obra-de-arte  no mundo. Fica em uma pequena área com regiões abertas e fechadas que abrigam 10 espécies diferentes dos primatas. Também é um lugar para amantes de gatos visitarem as Cachoeiras do grandes Felinos, que tem hoje 12 espécies como os Leões Africanos, Tigres, Jaguares, entre outros.

Tem uma excelente reputação pela preservação em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, assim como pela simulação de ambientes naturais que criam para seus animais.

Se o dia não for o suficiente, você pode acampar por lá no que será uma grande experiência para toda a família.


9. Zoológico de Singapura

Apesar de Singapura ser uma ilha pequena, tem um parque urbano, um jardim botânico e um zoológico de se orgulhar. Este foi aberto em 1973. Hoje tem mais de 300 espécies e mais de 2500 no total.

Ele é considerado um dos melhores pela forma como os animais são mantidos e apresentados: é o pioneiro no conceito do Zoológico aberto, que não tem nenhuma jaula, e não tem barreiras visíveis entre os animais e os visitantes, utilizando para isso a vegetação e recursos naturais. Somente nos casos de animais mais ferozes que existe paredes de vidro.

Logo ao lado do Zoológico existe um Safari Noturno, o primeiro do mundo e uma das melhores atrações turísticas do país.


10. Zoológico da Basiléia

O Zoológico da Basiléia é localizado na Suíça. É um dos pontos turísticos mais importantes do país, estando em todos os guias turísticos.

Tem mais de 600 espécies e quase 7.000 no total, algumas delas que não podem ser encontradas em nenhum outro zoológico do mundo. Entre eles podemos citar o Hipopótamo pigmeu, o Rinoceronte indiano e o Okapi.

Seu programa de conservação em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção é um dos mais bem sucedidos do mundo. Eles conseguiram com sucesso garantir a que muitas espécies não acabassem através desse programa.


11. Zoológico de Schönbrunn

O Zoológico de Schönbrunn, localizado na cidade de Vienna na Áustria, é o mais antigo do mundo. Foi aberto em 1752 e fica localizado na linda paisagem cênica do Palácio de Schönbrunn. Com isso é possível que você possa aproveitar não só ver seus animais favoritos, como observar uma arquitetura magnífica. Por isso foi considerado uma Local de Herança Mundial pela UNESCO.

Tem mais de 700 espécies e 900 animais no total. Entre esses os principais são os elefantes, pandas, leões-marinhos e jaguares.

Tem grandes esforços na conservação em etapas bem iniciais de espécies, tendo obtido vários “primeiros”, incluindo o primeiro nascimento de elefante em cativeiro no ano de 1906.


 

12. Zoológico de Edinburgo

O Zoológico de Edinburgo é localizado na Escócia. Ele tem 171 espécies de animais. Dentre as atrações turísticas do país fica em segundo lugar, perdendo apenas para o famoso castelo de Edinburgo.

Ele foi o primeiro zoológico do mundo a conservar e criar pinguins, além de ser o único no Reino Unido a ter koalas e pandas gigantes.

Apesar de ser muito famoso pelos dois pandas gigantes emprestados da China, o grande trunfo do lugar são os pinguins. O zoológico tem mais de 100 de diversas espécies. Uma das atrações mais populares é a Parada dos Pinguins, momento em que os animais são liberados para desfilar um pouquinho sua fofura, como você pode ver no vídeo aqui em baixo.

https://www.youtube.com/watch?v=u07JGCBr04I