Fui roubado durante a minha viagem. E agora, o que posso fazer?

Viajar costuma ser algo muito relaxante e que faz você retornar para a sua rotina com as baterias recarregadas. Não me canso de falar que, viajar nunca será um gasto, mas um investimento.

Entretanto, imprevistos acontecem e podem tornar aquele momento de relaxamento, em um verdadeiro pesadelo. Um destes imprevistos, que pode acontecer com qualquer pessoa, é ser roubado na viagem.

roubado

Hoje estou aqui para lhe dizer algumas medidas, caso isso ocorra com você.

1 – Seguro de viagem

Não é de hoje que eu insisto para que qualquer viajante adquira um seguro de viagens. Muitos podem considerar um custo adicional desnecessário, mas pode acreditar que quando a situação apertar, ele irá ajudar e muito.

Não apenas contra os roubos, mas também contra diversos outros tipos de males que possam acontecer com você.

Portanto, já recomendei e farei novamente, sempre que forem viajar, principalmente para fora do país, optem por adquirir o seguro de viagens.

2 –  Seu passaporte foi roubado?

Caso isso aconteça, não se desespere. Inicialmente você deve ir para a delegacia mais próxima para fazer a denúncia sobre o roubo do documento. Depois dessa etapa, dirija-se a Embaixada brasileira mais próxima, pois dessa forma você poderá dar entrada no documento para a viagem.

roubado

Caso a sua vinda para o Brasil seja eminente, você poderá obter a ARB (Autorização de Retorno ao Brasil). Para solicitar esse documento para regressar ao Brasil, você deve apresentar a ocorrência policial e qualquer documento que possa comprovar sua nacionalidade e identidade.

Caso isso não seja possível, você poderá solicitar que duas testemunhas confirme sua nacionalidade.

3 – Teve seus documentos ou visto roubados?

Bom, se você perdeu o visto e precisa de uma nova emissão para ficar ou sair do país, você conseguir juntamente com a Embaixada. Eles irão fornecer uma assistência para a retirada de um novo visto, uma vez que, já conhecem os trâmites legais do país em que se encontra.

Caso você perca seus documentos (CNH, RG, CPF..) e se forem encontrados pela polícia local, após feita a ocorrência, estes vão ser enviados para sua Embaixada. Estando em posso destes documentos, a Embaixada irá enviá-los de volta para o Brasil.

4 – E se o seu celular também for roubado?

Caso seu celular tenha sido roubado, você deve reportar a companhia telefônica responsável pelo seu plano O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, para a realização do bloqueio da linha. Não demore muito, pois isso poderá gerar prejuízos futuros.

roubado

Faça  o boletim de ocorrência!

Para bloquear sua linha telefônica, você deve ligar para o respectivo número:

Oi – +55 21 2729-1301

Claro – + 55 11 9199-5555

Vivo – +55 11 3056-8628

TIM- +55 11 2847 6144

5 – Roubaram também meus cartões de crédito

Se furtarem o seu cartão de crédito, você também não deve demorar a comunicar a central de atendimento da sua operadora para a realização do bloqueio.

Volto a reforçar a importância da realização do boletim de ocorrência!

Caso a sua situação seja crítica, e você dependa do cartão, você poderá solicitar para seu banco o envio de um cartão emergencial. Alguns bancos também podem enviar dinheiro para você, para suprir suas necessidades emergenciais.

Quando ligar, solicite para atendente que deseja falar com seu gerente, pois ele saberá com maior facilidade quais serão os procedimentos legais a serem executados.