Guia básico para quem vai viajar de avião pela primeira vez

Esse guia básico é destinado para aqueles que nunca sentiram o friozinho na barriga quando aquele gigantesco objeto metálico sai do chão e ganha os ares, ou, que nunca tiveram a oportunidade de ver o mundo lá das nuvens. Se você nunca viajou de avião, este guia é para você.

Pretendo ressaltar aqui itens básicos, porém de muita importância, para que sua primeira viagem, seja apenas a primeira de muitas.

Vamos começar o guia para sua primeira viagem de avião:

1 – Comprando a passagem aérea

Este é um momento crucial, pois você deve pesquisar e atentar-se para não gastar um valor muito alto na compra das passagens aéreas. Entre nos sites das principais companhias aéreas, tais como: Azul, Latam, GOL, entre outras. Pesquise com maior antecedência, pois geralmente você irá encontrar valores menores.

primeira viagem de avião

Sem mencionar que, gastar um valor exorbitante em uma passagem aérea, pode comprometer severamente o seu orçamento da viagem.

2 – Bagagens para a viagem

Este ano, as companhias aéreas mudaram as regras para o despacho de bagagens. Cada uma delas agora possuem suas regras específicas, porém ainda há certas similaridades.

A Latam, GOL e Azul, mantém ainda o peso de 23kg para despachar bagagens. Para bagagens de mão ainda são 10kg. Porém, esses pesos podem variar caso o passageiro faça parte de algum plano da companhia aérea (Ex: Clube Smiles, da GOL). Fazer parte destes planos garantem maiores benefícios para os passageiros.

Nem preciso dizer para não levar muitas coisas, não é mesmo? Leve o essencial, apenas o que for usar, afim de, evitar pagar o excesso de peso na sua bagagem.

Uma boa dica com relação a bagagem é, colocar algo para “marcá-la”, tornando- a única perante as demais. Desta forma, no momento do desembarque, você irá encontrá-la mais rapidamente. Pode ser por exemplo: laços, fitas coloridas, adesivos, cadeados, entre outras coisas.

3 – Quais documentos levar?

Então, se você for realizar uma viagem doméstica (nacional), recomendo muito você levar identidade (RG), CNH e CPF. Caso sua primeira viagem de avião estiver com o destino para fora do Brasil, é IMPRESCINDÍVEL levar o passaporte devidamente atualizado. Para certos países, como os EUA, o visto é necessário, portanto fique atento e procure reunir todas as informações para onde está indo. Já imaginou como será desagradável chegar ao seu destino e ser impedido de entrar no país?

primeira viagem de avião

4 – Cheguei ao aeroporto. E agora?

Algo muito importante para fazer é SAIR DE CASA COM ANTECEDÊNCIA. Para voos domésticos, recomenda-se chegar ao aeroporto com pelo menos 1 hora de antecedência. Para voos internacionais, 2 horas antes.

primeira viagem de avião

Chegando, você vai até a companhia aérea para a realização do Check-in e irá entregar sua bagagem para ser despachada. Caso possua bagagem de mão, informe ao atendente.

Depois de conferir os seus dados, será entregue o seu cartão de embarque. ATENÇÃO! Guarde muito bem este papel, pois ele vai garantir sua entrada na aeronave.

Após receber seu cartão de embarque, dirija-se a sala de embarque. Verifique em qual portão de embarque você terá acesso à aeronave. Dependo do aeroporto são muito portões de embarque, por isso fique próximo ao seu, pois quando chamarem para embarcar você não terá que sair correndo igual ao Usain Bolt para não perder o voo.

5 – Decolou..aí vamos nós!

Uma vez dentro do avião, os comissários de bordo vão passar todas as instruções necessárias para que o voo ocorra em segurança. Certifique-se de seguir cada uma delas a risca, para não colocar sua integridade ou a de outros em risco.

Durante a viagem serão servidos lanches, e você poderá comprar outros alimentos dentro do avião caso não se sinta saciado.

Pode até ser que tenha alguma turbulência, o que é normal para alguns destinos, mas não se aflija. Turbulências ocorrem muitas vezes quando se passam dentro de nuvens. Caso se sinta enjoado ou com mal estar, chame um comissário de bordo, pois ele irá prestar toda assistência necessária.

6 – Hora de desembarque

É muito bom viajar de avião, não é? Mas, tudo acaba em algum momento. Chegou a hora de desembarcar.

Ao desembarcar, você irá se dirigir para um local, onde diversas esteiras estão localizadas. Em alguns aeroportos, há ônibus que levam as pessoas para esses locais, pois os aeroportos muito grandes.

Chegando lá, localize o número de seu voo, que vai estar sendo mostrado em uma tela localizada próxima as esteiras. Quando localizar, mantenha-se próximo a esteira. As bagagens não vão demorar muito a chegar logo após o pouso de sua aeronave.

Depois de pegar sua bagagem, eu só posso te desejar uma ótima viagem e aproveite ao máximo o destino escolhido.