Maratona? Conheça as 10 mais épicas do mundo!

Quem nunca pensou em fazer uma maratona, não é mesmo?

Falta de tempo, fora de forma, falta de dinheiro… cada um inventa suas desculpas para não se arriscar e enfrentar uma maratona.

Mas a verdade é: para muitos é muito chato a idéia de correr durante um bom tempo nas ruas de uma cidade.

Se esse for o seu caso, eu trago uma solução: está na hora de fazer uma maratona épica!

Aproveite suas férias, e faça uma das maratonas a seguir.

Somente lugares lindos, com vista única, que vai te dar a impressão de estar em um filme do Indiana Jones, ao invés de se exercitando.

Já está aquecido?


1. Maratona Des Sables

Onde acontece a maratona: Marrocos
Quando acontece: Abril

Essa maratona não foi feita para quem tem problemas de saúde. É uma das corridas de longa distância mais puxadas do mundo.

O percurso todo é de 257 km, que se passa desbravando o grande deserto do Sahara no Marrocos. Dura cerca de 6 dias, e já atraiu mais de 13.000 pessoas desde sua primeira edição em 1986.


2. Maratona Internacional Big Sur

Onde acontece a maratona: Estados Unidos
Quando acontece: Abril

Esse desafio acontece na região da Califórnia conhecida como Big Sur. A rota toda passa na costa do Pacífico entre a região da Estação Big Sur e Carmel.

A vista é linda, estando entre o oceano e as montanhas Santa Lucia. Uma ótima distração visual para a falta de ar e cansaço físico do exercício.


3. Maratona da Grande Muralha

Onde acontece a maratona: China
Quando acontece: Maio

Qual o monumento que pode ser visto do espaço? Se você disse Muralha da China acertou!  Agora se o que você gosta é ter uma vista linda em alta velocidade, essa é a maratona que você PRECISA ir.

Ela acontece na própria muralha da china. Com subidas e escaladas vertiginosas, passando por campos e vilarejos, é uma maratona que demanda bastante.

Mas a vista paga. Com juros!


4. Maratona Ultra Trail

Onde acontece a maratona: Inglaterra, Reino Unido
Quando acontece: Maio

Apesar da Maratona de Londres ser a mais famosa do Reino Unido, a Ultra Trail é com certeza a com a melhor vista!

O percurso inicia na costa  do lago Derwentwater em Keswick, e segue um trajeto de 50 km, entre quedas ingrimes e vales tranquilos.

Não é uma maratona para iniciantes, devido à dificuldade. Mas é uma que com certeza oferece uma vista das regiões mais selvagens e bonitas da Inglaterra.


5. Maratona Reino do Himalaia

Onde acontece a maratona: Butão
Quando acontece: Maio

Entre a Índia e o Tibet está o Butão, lugar conhecido como o berço do Budismo no mundo.

A maratona acontece entre vales no meio da floresta e as montanhas famosas do Himalaia. Tudo acontece em uma altitude mais elevada. Por isso, cuidado com o fôlego.

E no trajeto espere passar por regiões como o Vale Paro com suas vistas de tirar o fôlego, e o monastério Taktsang que fica em um desfiladeiro. Uma boa forma de exercitar o corpo e o espírito.


6. Maratona Big Five

Onde acontece a maratona: África do Sul
Quando acontece: Junho

Conhecida como a maratona mais selvagem de todas, a Big Five oferece oportunidade aos corredores encontrar antílopes, girafas, elefantes entre outros animais, enquanto correm no meio das paisagens de savanas.

As trilhas arenosas, passando por rios e regiões montanhosas vão te colocar quase como dentro do filme do Rei Leão. E pode ser que no trajeto você veja de longe algum deles. Uma boa motivação para dar uma acelerada na corrida, não é mesmo?


7. Maratona Outback Australiano

Onde acontece a maratona: Austrália
Quando acontece: Julho

Uma maratona relativamente recente, foi criada em 2010 pelo corredor experiente Mari-Mar Walton. Ela acontece em trilhas privadas, de terra vermelha.

A corrida se passa depois do monolito de Uluru. Pode esperar uma platéia enquanto corre. Platéia essa de camelos e cangurus,


8. Maratona do Círculo Polar

Onde acontece a maratona: Groenlândia
Quando acontece:  Outubro

Vista suas luvas, roupas impermeáveis, e ingresse nessa maratona que acontece em um ambiente com temperaturas abaixo de zero, e superfícies congeladas na tundra do Ártico.

Com um céu limpo e azul, e trilhas totalmente cobertas de neve, é um ótimo lugar para se desconectar do dia a dia, e se conectar com a natureza. Quase um detox pessoal.

Talvez você encontre alguns “amigos” como raposas ou bois que estão lá no seu habitat natural.


9. Maratona da Selva

Onde acontece a maratona: Brasil
Quando acontece: Outubro

Essa maratona passa aqui mesmo no Brasil, e aposto que a maioria de nós nunca ouviu falar, não é mesmo? Mal conhecemos as oportunidades no nosso próprio país!

Ela acontece no meio da floresta amazônica. Nessa corrida ecológica, você vai passar pela floresta mais famosa do mundo, pântanos, e rios infestados por piranhas.

Você pode escolher uma maratona de 1 dia por lá, ou ir logo na completa: tem seis etapas e uma distância de 254 km.

Durante ela os competidores pegam barcos para travessar o rio na Floresta Nacional dos Tapajós e dormem em redes presas nas árvores. Nada vai te fazer se sentir tão selvagem.


10. Maratona do Reggae

Onde acontece a maratona: Jamaica
Quando acontece: Dezembro

Reggae Marathon 2014

Essa maratona é uma das mais divertidas para participar. Com atrações como a “Festa das Massas” e a política de tocar reggae a cada km da corrida, essa maratona que acontece em Negril é única.

Os participantes se reúnem antes do sol nascer, correndo pela costa de areia branquíssima da região. Parece mais uma micareta do que uma corrida, com bandas de metal e pessoas dando suporte aos corredores.

E ao terminar os competidores podem ser agraciados com um belo mergulho no mar do Caribe! Sensacional, não é?