Não tenho dinheiro e outras desculpas resolvidas!

“Poxa, adoraria, mas infelizmente eu não ______________ (desculpa para não viajar)”

Se você nunca falou alguma frase como essa você é um ser humano que nasceu iluminado. Todos nós em algum momento nas nossa vidas vemos os problemas e obstáculos como uma razão para não fazer ou desistir de algo.

Porém, o único que perde somos nós mesmos. E não tem nada como uma boa viagem para dar aquela relaxada, se sentir mais vivo e dar aquela recarregada nas baterias.

Então, deixe as desculpas. Veja cada uma das mais comuns e as soluções para que você possa aproveitar suas férias como deveira: like a boss!.


1. Eu não tenho dinheiro

Tudo bem, dinheiro pode ser um dos desafios mais comuns para sua viagem. Porém, com um pouco de criatividade você consegue economizar e MUITO na sua viagem.

Para economizar com o voo, conheça formas de viajar de graça nesse artigo que escrevi.

Para economizar com hospedagem, e lugar para ficar, veja os aplicativos que vão te ajudar a economizar.

E saiba dicas para nunca mais pagar preço de turista, e conheça os principais golpes contra turistas e evite perder dinheiro para os mal intencionados.


2. Eu não falo a língua do país

Com certeza saber a língua do país ajuda, mas não quer dizer que você precise ser fluente para aproveitar sua viagem. Saber algumas frases básicas como Oi, Tchau, Por Favor, Obrigado, Quanto custa, entre outras já abrem muitas portas com os locais.

E no fim, aprender a língua e interagir com os locais sempre enriquece sua viagem, traz ótimas recordações e ainda te torna uma pessoa mais inteligente! Saia da zona de conforto e aproveite.

Utilize a tecnologia e os diversos apps disponíveis para te ajudar. e para aprender um básico de inglês para sua viagem, veja esse mini-guia em infográfico.


3. Está muito em cima da hora para comprar passagens

Comprar passagens com antecedência é uma das regras mais clássicas para economizar com voo. Porém nem sempre conseguimos comprar a nossa com grande antecedência. E quanto mais perto da data do voo, mais caro.

Uma coisa que pouca gente sabe é que o aumento do número de milhas cobradas aumenta muito menos do que o valor da passagem. Ou seja, quanto mais em cima da hora, melhor fazer uso de milhas aéreas.

Se você é novo no mundo das milhas aéreas, saiba como começar no mundo das milhas aéreas aqui. ( 10 dicas para começar…)

E se você precisa comprar sua passagem agora, confira o Maximilhas. Ele é um portal de compra e venda de milhas aéreas. Como as pessoas vendem suas milhas, os preços das passagens vão ser quase sempre mais baratos que o preço normal.

Quando utilizei, paguei R$ 1.000,00 em uma passagem que na companhia aéreas custava mais de R$ 5.000,00. Você vai ficar impressionado com as diferenças.


 4. Eu não tenho tempo

Ler mais, fazer exercício, passar mais tempo com a família, trabalhar em projetos paralelos, e claros, viajar. Essa é a grande desculpa do século para tudo. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, e tanta informação, com certeza é normal imaginar isso.

Agora, sabe aquele amigo, colega de trabalho ou familiar que tem tantas responsabilidades quanto você e a toda oportunidade está viajando e postando fotos no Facebook e Instagram? Pois é! Tanto você quanto ele ou ela tem 24h por dia.

Então, se programe. Decida pra onde você vai, coloque uma data, escreva na sua parede e veja todos os dias. Assim, com um plano, é quase impossível você não arrumar formas de chegar lá!


5. Eu não tenho ninguém para viajar comigo

Claro que é muito bom viajar com alguém que a gente gosta. Além de ter alguém para dividir histórias, um conta com o outro nos momentos de dificuldade. Mas saiba que viajar sozinho tem muitas vantagens.

Você acaba saindo da sua zona de conforto, e te força a interagir mais com locais. Assim, sua imersão no país é muito mais profunda. Você pode aprender melhor a língua, entender melhor a cultura, fazer os programas que quer sem ter que negociar com ninguém e por que não encontrar pessoas que se tornem amigos pela vida?!

Puxe mais assunto com pessoas na rua, fique em um hostel ou outro local que ofereça um ambiente social compartilhado para conhecer pessoas. Caso esteja solteiro e queira conhecer alguém para sair, use aplicativos como o Tinder e o Happn, e quem sabe terminar bem a noite!^^.

No fim, a viagem vai ser o que você fizer dela!


 

6. Não é seguro

Essa é uma questão bem comum. Realmente nós ouvimos muita coisa sobre viajar. Quando falamos sobre medos a respeito de viajar, sempre vai surgir o tema medo de criminalidade.

Porém, você deve lembrar que o Brasil é um país que comparado com muitos outros, tem alta criminalidade. Além disso, se você tem esse medo, provavelmente tem medo exatamente onde você mora hoje, e ainda assim aposto que se aconteceu algo com você foi pontual, e não é por isso que você quer se mudar.

Eu mesmo, vivi aqui no Brasil, já fui a diversos países mais pobres e perigosos, para ter minha mala furtada em Portugal, um país desenvolvido. Isso não quer dizer nada.

Pare de acreditar em tudo o que está nas notícias. Antes de viajar para o Oriente Médio via um estereótipo de crime extremo e homens e mulheres bomba andando a todo lugar.

Quebre os estereótipos, e se ainda assim tiver preocupações, fale com pessoas que já viajaram bastante e ouça experiências reais, tanto na internet como amigos. Aí sim você consegue ver sob a perspectiva correta!