Poltrona do meio no avião? Nunca mais! Conheça o aplicativo Seateroo

Você chegou em cima da hora no aeroporto para fazer o check-in, e descobre que só conseguiu pegar uma poltrona no corredor. E é um voo de 11h30.

Se você já voou de avião,  já deve estar se contorcendo de dor enquanto lê!

Afinal, não tem coisa pior do que pegar a poltrona do meio, não é? Você não consegue ver a janela direito, não tem a liberdade de ficar no corredor e sair a hora que quiser, e ainda tem que brigar para ter o seu espaço no apoio de mão. A grande guerra fria pela conquista do apoio.

Pensando nisso, alguns empreendedores lançaram um aplicativo em janeiro desse ano, que promete resolver o problema. Conheça o Seateroo!


Como funciona

A idéia é bem simples: ao invés de ter que negociar com a companhia aérea, os passageiros podem negociar livremente entre si seus lugares, e trocarem de lugar.

O que torna o aplicativo interessante é a idéia de benefícios financeiros; o dono do lugar anuncia a sua poltrona.  E podem ser vagas na janela, no corredor, saídas de emergência, e até nas classes executivas e primeira classe.

As trocas podem ser feitas a partir de 5 dias antes da data do embarque, e segue até a duração do voo. Ou seja, é possível negociar depois de iniciada a viagem. Caso, por algum motivo, não seja possível realizar a troca durante o voo, você pode cancelar a transação até o dia seguinte, evitando qualquer cobrança.

O valor mínimo para anúncio da poltrona é de 5 dólares. Do valor da compra o aplicativo fica com 15%. As negociações podem acontecer mesmo depois da decolagem.

O sistema do Seateroo permite negociações. O dono da poltrona define um preço. O potencial comprador pode fazer uma contra proposta, que pode ser aceita ou negada. E assim segue até que se feche um acordo, ou o comprador desista. E tudo isso dentro do próprio aplicativo, sem qualquer contato físico entre usuários.


 

Motivos para utilizar?

Essa é uma das perguntas que muitas pessoas podem fazer.

Para responder a isso, eles fizeram alguns vídeos mostrando os motivos principais que poderiam motivar um passageiro a querer comprar uma outra poltrona.

Alguns desses motivos seriam:

  • Estar no desconfortável assento do meio
  • Querer trabalhar no voo e a pessoa da frente decidir acabar com seu trabalho reclinando ao máximo a poltrona.
  • Ter uma pessoa ao seu lado que não aprendeu na adolescência que o usar desodorante é importante
  • Crianças pequenas chorando demais, chutando seu assento ou incomodando no geral
  • Casal se amando demais durante o voo
  • Passageiros aromaticos (entenda: com bafo, ou “gasosos”)

Escolhi um dos vídeos do que eu considero o mais irritante: pessoa chutando sua poltrona sem parar durante o voo!

 


Usando o Seateroo

1) Ache o seu voo
Coloque as informações da companhia aérea, número do voo e data.

 

2) Decida qual o seu objetivo
Aqui você tem duas opções: Você quer ter uma poltrona melhor ou ganhar uma graninha e diminuir os custos da viagem?

O que você vai definir aqui é se vai vender sua poltrona ou fazer ofertas em poltronas de outros usuários. Um mesmo usuário não pode tentar vender a sua, e comprar de outro usuário.

Quem quer comprar pode dizer quais as suas preferências, e quem vende, as características da sua poltrona.

 

VENDENDO SUA POLTRONA

3) Determine os critérios da sua oferta
Os critérios para a troca são: valor que você quer receber, número e fila da sua poltrona, qual região do avião que está, que tipo de poltorna que é (janela, corredor ou meio), e se aceita contra propostas.

 

4) Responda a ofertas
A partir de agora sua oferta está disponível para todos os usuários. Quando alguém te fizer uma proposta, você vai receber uma notificação. Você pode aceitar, ou negar. Ao aceitar o negócio está fechado!

FAZENDO OFERTAS EM POLTRONAS

3) Escolha o assento quer fazer uma oferta
Veja quais assentos estão disponíveis para fazer propostas. Você vai ver o preço que está sendo cobrado e a localização do assento. Selecione qual você quer fazer uma proposta.

 

4) Selecione o preço pretendido
Faça uma proposta de preço pretendido para o vendedor.

 

5) Coloque as informações da sua poltrona
Diga qual a fila e número do seu assento, se é no começo, meio ou final do avião, e qual tipo de poltrona que é: Janela, corredor ou meio.

 

6) Se aprovado, faça o pagamento com seu Cartão de Crédito
Caso a oferta seja aceita, você deve colocar os dados do seu cartão de crédito para realizar o pagamento e finalizar a transação.

 

7) Troque de assento
Confirmada a transação você já consegue fazer a troca. O aplicativo vai liberar mais informações do vendedor, como o nome e foto, para facilitar o reconhecimento.

 


Outras informações

Atualmente o aplicativo só está disponível para iPhone. 

Eles ainda não tem previsão de quando teriam disponível o aplicativo para Android e Windows Phone. Dando certo a idéia, com certeza devem desenvolver uma versão para esses outros sistemas.

Você pode encontrar o aplicativo na App Store

Eu pessoalmente achei ele bem interessante. Ainda não testei, mas devo testar na minha próxima viagem. Qualquer coisa conto para vocês!

Se você já teve uma experiência com o Seateroo, me conta aqui nos comentários!