Viagem de graça para o Brasil e exterior?

“Nada é de graça nesse mundo!”

Essa frase já dizia o meu vô. E ele tem razão no que diz. Isso se aplica para quase tudo. Veja bem que eu disse QUASE tudo.

Agora e seu eu te disser que existem formas de você viajar de graça dentro do Brasil e fora dele, você vai acreditar?

Nada mais de gastar todas suas economias com viagens. Conheça formas fáceis, simples e práticas de viajar de graça.

Vamos lá?


1. Aviões da Força Aérea Brasileira

Já imaginou como deve ser um militar, político ou familiar e poder voar com os aviões da Força Aérea Brasileira, de graça?

Pode parar de imaginar então. Você sabia que você também pode viajar sem pagar nem um centavo? Sim, é isso mesmo que você ouviu! Viajar para qualquer lugar em território nacional de graça.

Como funciona, você deve estar se perguntando. Todos os dias, aviões da Força Aérea Brasileira de todos os portes, viajam pelo território nacional. Como nunca estão 100% cheios, os assentos vagos podem ser usados por todos os cidadãos brasileiros (sim, nós mesmos!).

O que você precisa fazer é ligar para a unidade da sua cidade, ou da cidade mais próxima e fazer a requisição do destino que você quer.  Veja a lista de contatos das unidades, clicando aqui.

Você não consegue nenhuma garantia que terá uma vaga. Em média, quando existem vagas, elas surgem em duas semanas, mas existe o risco de ser avisado de última hora (algo como: você tem 30 minutos para embarcar).

Não é tão fácil, mas vale a dica!


2. Aproveitar o Overbooking

Assim como em qualquer viagem, nas viagens aéreas sempre existem pessoas que não aparecem para os seus vôos. Essa número chega a 20% dos passageiros em alguns casos. Para evitar esse prejuízo, as empresas aéreas praticam o overbooking, que nada mais é do que vender mais passagens do que vagas do avião.

A prática é legal e regulamentada em alguns países da Europa e Estados Unidos. Apesar de ilegal e não regulamentada no Brasil, existem muitos casos que acontecem por aqui.

Aí você me pergunta: Tá, e o que isso tem a ver com viajar de graça? Além de te pagar despesas de hotel, alimentação e transporte do aeroporto para um hotel, até seu próximo vôo, eles costumam te oferecer um voucher (um vale passagem) para que você possa fazer um vôo de graça no futuro.

Apesar do valor do voucher variar muito, normalmente é pelo menos o valor do vôo que você sofreu com o overbooking. Quando mais lotado o vôo maior o valor do voucher. Outra opção é ganhar um upgrade na sua passagem, ou seja, se estiver de viagem na categoria econômica, ganhar um bilhete para a executiva.

Não temos como garantir que você vai estar em um vôo com overbooking. Mas alguns algumas dicas para aproveitar os vôos que isso acontece com mais frequência estão a seguir:

Escolha horários mais concorridos – Os horários chave são domingos à tarde, dias da semana pela manhã, entre 07h e 09h, e no final da tarde, entre 15h e 19h, feriados e qualquer outro evento que faça com que os vôos lotem.

Chegue com antecedência do horário do vôo no aeroporto

Ser Voluntario– Você só ganha o benefício quando eles pedem por voluntários para mudança de vôo. No momento do check in você pode se informar se o vôo está cheio, e já se voluntariar para, caso haja overbooking, viajar no próximo vôo se eles te compensarem com um voucher.

Apesar de uma prática que depende um pouco da sorte é uma possibilidade interessante de se considerar.


3. Familiares e Amigos da tripulação

Não sei se você já ouviu falar a respeito, mas amigos e familiares de pessoas da tripulação, muitas vezes conseguem viajar de graça, ou pagando um preço bem abaixo do mercado (apenas taxas e impostos).

Essa opção não te dá garantia nenhuma de vaga. Tem de haver um vôo com um assento sobrando, e você só terá certeza do embarque minutos antes de fechar as portas do avião. Mas pelo preço, é uma ótima opção!

Comece a rever sua genealogia, e sua rede de contatos para já aproveitar dessa oportunidade na sua próxima viagem!


 4. Milhas Aéreas

Dentre todas as formas de viajar de graça, acumular milhas é a mais difundida. E por uma boa razão: é a forma mais garantida e replicável de viajar para qualquer lugar do mundo, sem restrições, aproveitando as diversas formas possíveis de se acumular milhas aéreas.

Esse é um tema que podemos publicar diversos livros a respeito, mas de forma geral existem algumas formas de se acumular milhas aéreas:

Viajando – Sim, é a forma mais conhecida. Ao fazer qualquer viagem de avião, tenha seu cadastro no programa de milhas da companhia ou de seus parceiros, e já ganhe milhas aéreas.

Compras no cartão de crédito – Alguns cartões de crédito tem parcerias com alguns programas de benefícios de empresas aéreas. Ao fazer compras usando o mesmo você acumula em milhas do programa. Em outras palavras, fazendo as suas compras do mês normais, você pode acumular pontos, e viajar de graça no futuro.

Outros sites parceiros – Existem diversos outros parceiros que oferecem milhas quando você usa seu produto ou serviço. Desde postagens no TripAdvisor até fazer exercício pelo programa Mova Mais, fique de olho nessas parcerias para acumular milhas aéreas.


5. Trabalhando em um Barco

Essa opção é bem interessante: Todos os barcos precisam de uma tripulação. Independente de ser um iate, veleiro, cargueiro, ou cruzeiro, eles precisam de pessoas trabalhando a bordo. Se você tem interesse em trabalhar em um barco, é uma ótima opção de viagem.

O trabalho é feito em turnos. E durante a viagem os barcos param nos portos por algum período. Nos seus dias de folga, você poderia tranquilamente sair do barco e aproveitar a cidade até que tenha que voltar ao trabalho.

O melhor é que além de não pagar, você ainda recebe um salário para fazer a viagem. Normalmente é exigido pelo menos o inglês fluente.

Se tiver interesse, veja em agências como a Work at Sea e Sun&Sea, que mediam a seleção da tripulação. Essas duas, por exemplo, oferecem de 150 a 180 vagas por mês.


Dentre todas as opções, a mais garantida e confiável é o uso das milhas aéreas.
E se você pudesse durante uma semana receber excelentes conteúdos GRATUITOS online sobre como acumular milhas de forma bem rápida e viajar de graça?

Para ajudar pessoas como você, estou realizando o maior evento online sobre o assunto: a 2ª semana das Milhas Aéreas. Nesse evento 100% gratuito e online, vou compartilhar conteúdos que vão te ajudar a reduzir o custo de sua viagem, e acelerar seu acúmulo de Milhas Aéreas.

Não importa a sua idade, se tem cartão de crédito ou não, o método funciona para você, e é 100% gratuito.

Para receber esses conteúdos no seu email, clique aqui!

Comece hoje mesmo a economizar nos seus custos de viagem.

Suas férias nunca mais serão as mesmas!

E boa viagem!