Visite o cenário de Harry Potter e outros 8 filmes

“Eu sou o Batman e você a Mulher Maravilha!”

Quem nunca brincou de ser um personagem do seu filme preferido?

Quando a gente cresce fica triste em saber que os personagens são só isso: personagens!.E não existem!

Já que você não pode ser seu personagem favorito, pelo menos você pode ir ao cenário onde foi filmado. Isso mesmo!

Eu selecionei os lugares pelo mundo onde foram gravados 9 filmes populares.

Preparado?


1. Harry Potter – Hogwarts

Se você é um fã de Harry Potter, com certeza já se imaginou recebendo uma carta de aceitação da famosa escola de Hogwarts, indo ao Beco Diagonal comprar seus materiais escolares, passando pelo terminal 9 3/4 e desenvolvendo suas habilidades mágicas na escola.

Você não pode ser um bruxo e fazer parte desse universo (ahhh…), mas você pode visitar o local (quer dizer, os locais), onde os filmes foram gravados.

Os ambientes de Hogwarts ficam todos na Inglaterra. O salão principal e as escadarias do filme ficam na Faculdade e Catedral Christ Church, os pátios de entrada e corredores e o banheiro onde aconteceu o ataque do Trasgo, estão na Catedral Gloucester, os estudos dos bruxinhos aconteceram na Bibiloteca da Universidade de Oxford, e muitas salas de aula ficam na Abadia de Lacock.


2. X-Men – Escola Xavier para Jovens Superdotados

Quem nunca quis ter nascido com um super poder, e imaginou sendo convidado para morar na escola mais famosa de Superdotados, e ser ensinado a controlar seus super poderes por ninguém mais ninguém menos do que o próprio professor Xavier?

Para conhecer a famosa mansão onde os jovens treinavam, estudavam e viviam, você precisa ir ao Canadá. Dois lugares foram usados para a gravação: o Castelo Hatley na Columbia Britânica, foi onde a maior parte das cenas do exterior da escola. Um pequeno número de cenas foram filmadas na Casa Loma em Toronto. O interior da casa foi gravado em um estúdio em Los Angeles, Estados Unidos.


3. Jogos Vorazes – Centro de Treinamento

Assistir ao filme Jogos Vorazes é sentir um misto de emoções. De raiva, e decepção à emoção e adrenalina. Nesse contexto, uma das cenas mais épicas do primeiro filme acontece no centro de treinamento, quando Katniss Everdeen, personagem principal, atira uma flecha nos juízes e possíveis patrocinadores na sua apresentação.

O Centro de Treinamento existe, e fica localizado no Hotel Marriot Marquis, em Atlanta, nos Estados Unidos. Ele foi escolhido por um átrio que no passado já foi o maior do mundo, e os elevadores de vidro. As cenas onde os tributos estão em seus quartos foram filmadas no 10º andar. Outras cenas foram gravadas na cobertura.


 4. Star Wars – Yavin IV

Yavin IV é a quarta lua do planeta Yavin, onde você pode encontrar a base rebelde dos Massassi (e o templo Massassi). Ele aparece no quarto filme da sequencia Star Wars. Claro que se você é um fã, o que eu estou dizendo é óbvio.

Mais se se questionou sobre o lugar onde encontram se essas ruínas, vou te contar. As filmagens aconteceram nas ruínas de templos Maias, localizadas no Parque Nacional Tikai, na Guatemala. Uma curiosidade é que George Lucas, diretor da franquia Star Wars, escolheu o lugar depois de ver um pôster em uma agência de viagens  enquanto gravava em Londres.


5. Robocop – Quartel General da Empresa OCP

Se você nasceu antes dos anos 2000 você conhece bem o filme e o personagem. Para quem vive em cidades e bairros mais perigosos, o sonho era ter um policial tecnológico como o Robocop para trazer a paz para a região e acabar com o crime e corrupção policial.

A sede da OCP, empresa que no filme criou um dos robôs mais clássicos do cinema, nada mais é do que a Prefeitura da cidade de Dallas nos Estados Unidos. Como o prédio não era muito grande eles tiveram que utilizar pinturas realistas em 3D para dar que o prédio parecesse maior do que é.


6. Os Caça Fantasmas – Corpo de Bombeiros

Esse é um dos clássicos do cinema. Tão famoso que fizeram uma reedição do filme que vai ser lançada em breve. Para quem não lembra, os personagens caçavam fantasmas e seres fantasmagóricos, usando equipamentos tecnológicos capazes de capturar esses seres. Sua sede é dentro de um corpo de bombeiros.

Dois lugares foram usados para filmar as cenas: flimagens do exterior foram feitas no Hook & Ladder Company #8, um Corpo de Bombeiros  que fica em Nova York, nos Estados Unidos, e funciona até hoje.

Já o interior foi filmado em outro corpo de bombeiros, a Estação #23, que fica em Los Angeles, também nos Estados Unidos. Está estação foi desativada em 1960, e foi declarado Monumento Cultural e Histórico da cidade.


7. 007 Skyfall – Ponte

Se você gosta do James Bond, e assistiu o filme Skyfall, logo no começo do filme seu coração já bateu mais forte com o agente secreto mais famoso do mundo quase morrendo depois de cair de uma ponte.

Você descobriu depois que ele não chegou a morrer (desculpa pelos spoilers!). Mas já descobriu onde que a cena foi filmada? Saiba que a ponte em questão se chama Viaduto Varda, e fica em Haçıkırı Karaisah, na Turquia. Ela tem só 172 metros de extensão, mas está a uma altura do chão de quase 100 m. Só James Bond pra sobreviver mesmo!


8. Jurassic Park – maioria dos cenários na ilha

Se você se lembra do primeiro filme do Jurassic Park, já deve ter ficado curioso sobre a tal ilha onde foi criado o Parque Jurássico, onde os dinossauros foram trazidos de volta à vida.

O que você não sabia é que a maioria das cenas da ilha foram gravadas no Havaí. Isso mesmo. Mais especificamente na menor das ilhas havaianas, chamada Kauai. As regiões da ilha que foram usadas para gravar foram Lihue, A Costa Napali na Costa Norte, e as Cataratas de Manawaiopuna e o Jardim botânico Tropical Nacional Allerton Garden.

Após o filme, a região começou a atrair muitos turistas que queriam conhecer o local. Hoje você pode fazer um tour guiado e conhecer a região das filmagens. Se você gostar muito do filme pode valer a pena o passeio. Caso contrário, e o que eu recomendo, faça seu próprio roteiro e aproveite as maravilhas naturais que a ilha pode oferecer.


9. Senhor dos Anéis – todos os cenários

O Senhor dos anéis é um daqueles filmes épicos que é difícil não se empolgar. A história é muito boa, e as paisagens melhores ainda! Enquanto via o filme ficava me perguntando: imagina estar nessa vila, entrar nessas grutas, etc.

Aí que descobri que é fácil ter essa experiência. Isso porque todo o filme foi gravado na Nova Zelândia. Apesar do país relativamente pequeno, tem paisagens tão diversas, que foram gravadas cenas desde o extremo norte ao extremo sul do país.

O próprio país começou a usar isso com chamariz turístico. Você pode conferir em quais lugares foram filmadas as cenas.  Eles inclusive tem um pacote turístico para visitar todos os lugares. É um pouco salgado. Mas se você forme mesmo um fã, pode ser um bom investimento.


Gostou?

Quero fazer mais artigos com locais de filmes. Então me conta nos comentários aqui embaixo quais filmes que você gostaria de saber onde foi filmado.

Assim consigo fazer mais artigos trazendo o conteúdo que você mais quer ver! (=